Interpretação de texto: Garça-branca – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a garça-branca. Ela é uma ave quase completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e pelas pernas e dedos pretos. Vamos saber mais a respeito dessa ave? Então, leia com atenção o texto “Garça-branca e sua alvura implacável: saiba mais sobre a ave”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                     DATA:

PROF:                                                                           TURMA:

NOME:

Leia:

Garça-branca e sua alvura implacável: saiba mais sobre a ave

    A Garça-branca habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Essas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto a Antártida, e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

    A garça-branca (Ardea alba) é uma ave quase completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e pelas pernas e dedos pretos. Mede, em média, 90 cm. No período reprodutivo, a cabeça de ambos os sexos apresenta como adorno enormes egretes, feixes de plumas delgadas e retas. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, já foram a causa da matança de milhares de garças.  Sua íris é amarela. A silhueta esquia e graciosa desse pássaro o destaca dos outros animais.

    Apesar de alimentar-se principalmente de peixes, a garça-branca já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo. Aproxima-se de pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta. Também é capaz de engolir cobras e preás.

    Outro ponto de destaque na beleza nas garças é a sua chamada “alvura sacra”, uma alvura não vista em outros animais. A garça está sempre bem limpa, pois suas penas possuem uma textura que impede que a sujeira fique grudada, mostrando-se, portanto, sempre muito branca.

    A garça-branca é a mais comum das garças, no entanto existem cerca de 60 gêneros dessa ave. 

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Em “Garça-branca e sua alvura implacável: saiba mais sobre a ave”, a expressão destacada foi empregada para:

(     ) retomar “Garça-branca”.

(     ) apresentar “Garça-branca”.

(     ) caracterizar “Garça-branca”.

 

Questão 2 – Releia este segmento do texto:

“A garça-branca (Ardea alba) é uma ave quase completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e pelas pernas e dedos pretos. Mede, em média, 90 cm.”

Nesse segmento, o autor do texto:

(     ) descreve a garça-branca.

(     ) conta um hábito da garça-branca.

(     ) expressa uma opinião sobre a garça-branca.

 

Questão 3 – Grife, na passagem abaixo, a definição do termo “egretes”:

“No período reprodutivo, a cabeça de ambos os sexos apresenta como adorno enormes egretes, feixes de plumas delgadas e retas.”

 

Questão 4 – No trecho “Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, já foram a causa da matança de milhares de garças.”, a parte destacada indica:

(     ) causa.

(     ) condição.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – Na parte “Apesar de alimentar-se principalmente de peixes, a garça-branca já foi vista comendo […]”, a vírgula assinala:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a garça-branca “está sempre bem limpa”. Por quê?

R:

 

Questão 7 – No fragmento “A garça-branca é a mais comum das garças, no entanto existem cerca de 60 gêneros dessa ave.”, a conjunção sublinhada introduz:

(     ) um fato que conclui o fato anterior.

   ) um fato que ressalva o fato anterior.

(     ) um fato que contradiz o fato anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: