Interpretação de texto: Flamenco – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o flamenco. Já ouviu falar dessa dança típica da Espanha? Que tal conhecê-la ou, se você já conhece, saber mais a respeito dela? Então, leia o texto Flamenco – Espanha (Europa)! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download  em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas:

Flamenco – Espanha (Europa)

    Castanholas, vestidos com babados, leques, ritmos envolventes, interpretação dramática… Tudo isso contribui para a força e intensidade de uma apresentação de flamenco, dança típica da Espanha. Para se tornar o que é hoje, o estilo, que em 2010 foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura), recebeu influência de diversos povos, entre eles, ciganos, árabes e judeus.

    Mas se engana quem pensa que existe apenas um tipo de flamenco. Ao longo dos anos, a dança passou por diversas modificações e influências, fazendo com que, hoje, existam mais de 50 vertentes diferentes.

    Embora apresentem elementos em comum, os estilos possuem características próprias, com movimentos e ritmos específicos. Alguns dos tipos mais conhecidos são: alegrías (um dos mais antigos), sevillanas (popular entre o grande público) e soleá (muito praticado por artistas profissionais).

Fragmento do texto: “Conheça 5 estilos de dança pelo mundo”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto lido:

(     ) apresentar a dança flamenco.

(     ) explicar como se dança o flamenco.

(     ) divulgar uma apresentação de flamenco.

 

Questão 2 – Releia esta passagem do texto:

“Tudo isso contribui para a força e intensidade de uma apresentação de flamenco, dança típica da Espanha.”

Nessa passagem, o trecho destacado:

(     ) avalia o termo “flamenco”.

(     ) define o termo “flamenco”.

(     ) caracteriza o termo “flamenco”.

 

Questão 3 – Tendo em vista a noção do tempo apresentada no texto, assinale o verbo que preenche a lacuna abaixo:

“Ciganos, árabes e judeus, entre outros povos, ________________ o flamenco.”

(     ) “influenciaram”.

(     ) “influenciam”.

(     ) “influenciarão”.

 

Questão 4 No período “Mas se engana quem pensa que existe apenas um tipo de flamenco […]”, a palavra “apenas” indica:

(     ) uma restrição.

(     ) uma exclusão.

(     ) uma condição.

 

Questão 5 – No segmento “Ao longo dos anos, a dança passou por diversas modificações e influências […]”, o verbo grifado exprime:

(     ) uma dúvida sobre o flamenco.

(     ) uma certeza sobre o flamenco.

(     ) uma hipótese sobre o flamenco.

 

Questão 6 – Na parte “[…] fazendo com que, hoje, existam mais de 50 vertentes diferentes.”, o verbo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “haja”.

(     ) “hajam”.

(     ) “haja” ou “hajam”.

 

Questão 7 – No parágrafo que encerra o texto, o verbo “apresentem” refere-se ao sujeito:

(     ) “elementos em comum”.

(     ) “os estilos”.

(     ) “movimentos e ritmos específicos”.

 

Questão 8 – Aponte o tipo de flamenco que, de acordo com o texto, é o mais praticado por artistas profissionais:

(     ) “alegrías”.

(     ) “sevillanas”.

(     ) “soleá”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: