Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o felino americano. Segundo o autor, ele é arisco e tem preferência por andar e se alimentar à noite. Que felino é esse, hein? O gato, a onça ou a jaguatirica? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Felino americano – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Felino americano – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Felino americano – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Felino americano
Se, pela semelhança física, você é capaz de apostar que a jaguatirica é da mesma família dos gatos e das onças, acertou em cheio! Esse felídeo silvestre, de pelagem amarelo-dourado com pintas escuras, habita diversas regiões das Américas do Norte, Central e do Sul, –principalmente as florestas. Mas topar com um animal como esse não é fácil, pois é arisco e tem preferência por andar e se alimentar à noite.
Em geral, quem encontra uma jaguatirica pensa que está diante de um filhote de onça. Um olhar mais cuidadoso, porém, percebe que, apesar de pintada como a onça, a jaguatirica tem algumas listras negras no pescoço e perto da barriga e suas orelhas, olhos e focinho são mais parecidos com os de um gato doméstico.
Avistar uma jaguatirica é coisa cada vez mais rara, até mesmo para especialistas em animais: a caça e a destruição de seu habitat vêm reduzindo a população desse animal, principalmente fora da Amazônia.
Apesar de tudo isso, dois cientistas realizaram uma grande proeza: além de encontrar uma jaguatirica, descobriram um indivíduo diferente de todos os outros – praticamente todo branco! O registro aconteceu em Boqueron, no Paraguai. Os pesquisadores Rocky McBride e Anthony Giordano avistaram uma fêmea de jaguatirica com pelos brancos, por três vezes, entre 2004 e 2006. Eles apresentaram uma foto do animal em 2010.
Mas qual a explicação para essa fêmea ter cor branca? Ela é albina? Na verdade, não. Geralmente, os albinos têm o pelo todo branco, além de pele e olhos rosados. A jaguatirica branca vista no Paraguai sobre de leucismo, uma alteração genética diferente do albinismo. Os animais leucísticos apresentam apenas parte do pelo, das escamas ou das penas brancas, enquanto a pele e os olhos têm cor normal. Um caso bem conhecido de leucismo é o dos tigres-brancos. Mas em jaguatirica ninguém tinha visto esse tipo de mutação!
Se para nós, cientistas, encontrar com uma jaguatirica na natureza já é questão de sorte, topar com uma quase toda branca é como ganhar na loteria!
Henrique Caldeira Costa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 221. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] é arisco e tem preferência por andar e se alimentar à noite.”, o autor do texto refere-se ao animal:
( ) gato.
( ) onça.
( ) jaguatirica.
Questão 2 – Segundo o texto, avistar uma jaguatirica é algo cada vez mais raro. Por quê?
R:
Questão 3 – No trecho “[…] dois cientistas realizaram uma grande proeza […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “façanha”.
( ) “descoberta”.
( ) “apresentação”.
Questão 4 – No segmento “Geralmente, os albinos têm o pelo todo branco, além de pele e olhos rosados.”, o termo grifado foi empregado para:
( ) caracterizar um ser.
( ) explicar uma expressão.
( ) indicar uma circunstância.
Questão 5 – Na parte “Mas em jaguatirica ninguém tinha visto esse tipo de mutação!”, a expressão destacada retoma:
( ) o albinismo.
( ) o leucismo.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 6 – Em “[…] topar com uma quase toda branca é como ganhar na loteria!”, o autor:
( ) dá um exemplo de um fato.
( ) aponta a causa de um fato.
( ) faz uma comparação entre fatos.
Questão 7 – O texto “Felino americano” foi construído com uma linguagem:
( ) poética.
( ) didática.
( ) científica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.