Início Série5º ano Interpretação de texto: Facheiro-preto – 5º ano

Interpretação de texto: Facheiro-preto – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma planta da Caatinga. Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores, encontrados em algumas cidades do interior da Bahia, próximas ao rio São Francisco. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Facheiro-preto

    As cactáceas se destacam na paisagem da Caatinga. Essas plantas têm folhas modificadas em forma de espinhos e um caule verde que realiza a fotossíntese e tem capacidade de armazenar grande quantidade de água.

    Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores, encontrados em algumas cidades do interior da Bahia, próximas ao rio São Francisco. Suas flores e seus frutos nascem em uma parte do cacto que parece uma almofada de pelúcia laranja, cheia de pelos e bem macia.

    Os frutos do facheiro-preto são comidos pelos morcegos da Caatinga que, depois de se alimentarem, voam para bem longe e ajudam a dispersar as sementes.

    A tal “almofada laranja” ajuda a proteger o animal que sai durante a noite, impedindo que ele bata o focinho nos espinhos do cacto e se machuque enquanto está comendo o fruto. Além disso, os pelos laranja dos cactos são usados pelos beija-flores para a construção de ninhos coloridos.

    Muitas áreas da Caatinga estão sendo desmatadas para o crescimento das cidades e o facheiro-preto está ficando cada vez mais sem lugar para morar!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 256.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento:

“Essas plantas têm folhas modificadas em forma de espinhos […]”

A que plantas o texto se refere?

 

Questão 2 – Identifique a parte das cactáceas que, de acordo com o texto, “tem capacidade de armazenar grande quantidade de água”:

(     ) a flor.

(     ) o fruto.

(     ) o caule verde.

 

Questão 3 – O trecho “Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – No segmento “[…] uma almofada de pelúcia laranja, cheia de pelos e bem macia.”, o vocábulo destacado foi usado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 5 – Segundo o texto, os morcegos da Caatinga “ajudam a dispersar as sementes” do facheiro-preto. O que significa “dispersar”?

(     ) “colher”.

(     ) “quebrar”.

(     ) “espalhar”.

 

Questão 6 – Em “A tal ‘almofada laranja’ ajuda a proteger o animal que sai durante a noite, impedindo que ele bata o focinho nos espinhos do cacto […]”, o termo sublinhado:

(     ) retoma “o animal”.

(     ) apresenta “o animal”.

(     ) caracteriza “o animal”.

 

Questão 7 – Grife a palavra que indica uma finalidade a seguir:

 “[…] os pelos laranja dos cactos são usados pelos beija-flores para a construção de ninhos coloridos.”

 

Questão 8 – Observe:

“Muitas áreas da Caatinga estão sendo desmatadas para o crescimento das cidades e o facheiro-preto está ficando cada vez mais sem lugar para morar!”

Nessa passagem, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá uma orientação.

(     ) expressa uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário