Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma planta da Caatinga. Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores, encontrados em algumas cidades do interior da Bahia, próximas ao rio São Francisco. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Facheiro-preto – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Facheiro-preto – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Facheiro-preto – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Facheiro-preto
As cactáceas se destacam na paisagem da Caatinga. Essas plantas têm folhas modificadas em forma de espinhos e um caule verde que realiza a fotossíntese e tem capacidade de armazenar grande quantidade de água.
Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores, encontrados em algumas cidades do interior da Bahia, próximas ao rio São Francisco. Suas flores e seus frutos nascem em uma parte do cacto que parece uma almofada de pelúcia laranja, cheia de pelos e bem macia.
Os frutos do facheiro-preto são comidos pelos morcegos da Caatinga que, depois de se alimentarem, voam para bem longe e ajudam a dispersar as sementes.
A tal “almofada laranja” ajuda a proteger o animal que sai durante a noite, impedindo que ele bata o focinho nos espinhos do cacto e se machuque enquanto está comendo o fruto. Além disso, os pelos laranja dos cactos são usados pelos beija-flores para a construção de ninhos coloridos.
Muitas áreas da Caatinga estão sendo desmatadas para o crescimento das cidades e o facheiro-preto está ficando cada vez mais sem lugar para morar!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 256.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte e adaptações).
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento:
“Essas plantas têm folhas modificadas em forma de espinhos […]”
A que plantas o texto se refere?
Questão 2 – Identifique a parte das cactáceas que, de acordo com o texto, “tem capacidade de armazenar grande quantidade de água”:
( ) a flor.
( ) o fruto.
( ) o caule verde.
Questão 3 – O trecho “Os facheiros-pretos são cactos grandes, do tamanho de árvores […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No segmento “[…] uma almofada de pelúcia laranja, cheia de pelos e bem macia.”, o vocábulo destacado foi usado para:
( ) definir.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 5 – Segundo o texto, os morcegos da Caatinga “ajudam a dispersar as sementes” do facheiro-preto. O que significa “dispersar”?
( ) “colher”.
( ) “quebrar”.
( ) “espalhar”.
Questão 6 – Em “A tal ‘almofada laranja’ ajuda a proteger o animal que sai durante a noite, impedindo que ele bata o focinho nos espinhos do cacto […]”, o termo sublinhado:
( ) retoma “o animal”.
( ) apresenta “o animal”.
( ) caracteriza “o animal”.
Questão 7 – Grife a palavra que indica uma finalidade a seguir:
“[…] os pelos laranja dos cactos são usados pelos beija-flores para a construção de ninhos coloridos.”
Questão 8 – Observe:
“Muitas áreas da Caatinga estão sendo desmatadas para o crescimento das cidades e o facheiro-preto está ficando cada vez mais sem lugar para morar!”
Nessa passagem, o texto:
( ) faz um alerta.
( ) dá uma orientação.
( ) expressa uma ordem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.