Interpretação de texto: Faca sua própria bússola – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a bússola.  Ela é um instrumento usado há séculos para orientação. Você sabe como fazer uma? Não? Então, aprenda lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Faça sua própria bússola!

    A bússola é um instrumento usado há séculos para orientação. Ela consiste basicamente em uma agulha que aponta sempre para o Norte. Você mesmo pode construir uma bússola de baixa precisão. Para isso, você vai precisar de um ímã (talvez tenha um na geladeira da sua casa), uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva, uma faca e um vasilhame com água.

Instruções:

  • Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor, deixando-o com cerca de um centímetro de altura, formando um disco.
  • Depois, magnetize a agulha: passe uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta.
  • Usando a fita adesiva, fixe a agulha no disco e coloque-a sobre um vasilhame com água. Se estiver tudo certo, quando você mexer na agulha, ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.

Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=802&sid=3>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “A bússola é um instrumento usado há séculos para orientação.”, a autora do texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expressa uma opinião.

(     ) apresenta uma definição.

 

Questão 2 – O trecho “Ela consiste basicamente em uma agulha que aponta sempre para o Norte.” é uma:

(     ) narração.

(     ) descrição.

(     ) argumentação.

 

Questão 3 – No fragmento “Para isso, você vai precisar de um ímã […]”, o vocábulo destacado:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 4 – Na parte “[…] (talvez tenha um na geladeira da sua casa)”, a autora refere-se:

(     ) a um imã.

(     ) a um pedaço de isopor.

(     ) a um vasilhame com água.

 

Questão 5 – Em “Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor […]”, o termo grifado indica:

(     ) opção.

(     ) adição.

(     ) oposição.

 

Questão 6 – A autora pede ao leitor, em um dos passos para a construção da bússola, que “magnetize a agulha”. Transcreva a parte do texto, em que ela ensina a fazer essa magnetização:

 

Questão 7 – Grife a seguir o pronome usado pela autora para se dirigir ao leitor:

“Se estiver tudo certo, quando você mexer na agulha […]”

 

Questão 8 – Observe:

“[…] ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.”

A expressão sublinhada inicia:

(     ) uma dedução.

(     ) uma explicação.

(     ) uma comparação.

 

Questão 9 – Identifique o objetivo do texto sobre a bússola:

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

(     ) ensinar a fazer algo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: