Início Atividades Interpretação de texto: Eva Furnari – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Eva Furnari – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Eva Furnari”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O texto trata, conforme evidencia o título, da vida profissional de Eva Furnari, uma das principais figuras da literatura para crianças.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

     Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Eva Furnari

    Eva Furnari – Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios…

    Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No en­tanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.

    Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ.

    Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles con­tam o Jabuti de “Melhor Ilustração” – Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) – setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.

Disponível em: http://caracal.imaginaria.cam.

 Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido e a finalidade a que se presta:

 

 

Questão 2 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:

a) Expositivo

b) Argumentativo

c) Descritivo

d) Narrativo

Justifique a sua resposta: 

 

Questão 3 – Transcreva do texto a definição para as histórias não verbais:

 

 

 Questão 4 – Identifique o objetivo da citação das premiações recebidas por Eva Furnari:

 

 

Questão 5 Explicite a ideia sugerida pelos conectores destacados:

a) “[…] publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens.”.

 

b) “No en­tanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.”.

 

 

Questão 6 Identifique os referentes das formas pronominais sublinhadas:

a) “[…] estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis […]”.

 

b) “[…] desenhando mundos e personagens para habitá-Ios…”.

 

c) “[…] recebeu muitos prêmios, entre eles con­tam o Jabuti de “Melhor Ilustração” […]”.

 

 

Questão 7 – Associe:

Trechos do texto:

  1. “Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo.”
  2. “[…] envolvida com cores, lápis e pincéis […]”.
  3. “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios […]”.

Justificativas para o emprego da vírgula:

(    ) Enumeração de aspectos.

(    ) Inversão na ordem dos termos

(    ) Antes de gerúndio

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

1 comentário

Bárbara Barbosa dos Santos 21 de maio - 10:21

Biografia muito rica!

Responder

Deixe um Comentário