Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um cachorro e um lobo. Certo dia, o cachorro de raça saiu de casa e foi passear na floresta… Lá, encontrou um lobo faminto… Diante disso, o cão convidou o lobo para morar em sua casa, desfrutando de muitos confortos! Será que ele topou, hein? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto Eu prefiro a liberdade! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
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Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Eu prefiro a liberdade!
Um belo cachorro de raça, fidalgo e rechonchudo, afastou-se certa vez de casa e foi passear pela floresta.
Perdeu-se? Nada! Cachorro não se perde; sempre acha o caminho de volta pelo faro. Foi só passear e pronto.
Foi que foi e encontrou um lobo. Um lobão faminto, magrelo, cansado de batalhar a vida atrás de almoços cada vez mais rápidos na hora de fugir e cada vez menos dispostos a cair-lhes nas garras.
Vendo aquele cão tão viçoso, tão bem alimentado, perguntou:
– Como pode você estar assim tão forte, enquanto eu vivo fraquinho, sempre à beira da fome, sempre perseguido pelos caçadores?
– Ora, a resposta é fácil. Eu tenho um dono.
– Dono? O que é isso?
– É uma pessoa maravilhosa, que me adora. Sempre me traz as melhores comidas, me dá casa, conforto, e ainda encontra tempo para me fazer cafuné!
– E você não precisa andar pela floresta, caçar, passar fome e perigos?
– Nunca! Vivo no bem-bom, na maciota! Tudo o que preciso fazer é lamber as mãos do meu dono e rosnar cada vez que algum desconhecido se aproxima da nossa casa.
– Só isso? Mas que vida boa!
– Pois faça como eu! Venha comigo. Eu dou um jeito de o meu dono te adotar. Você vai viver a melhor das vidas, pode confiar em mim!
Fascinado, o lobo aceitou e foram os dois em direção à casa que hospedava o cachorro com todos aqueles confortos.
No meio do caminho, o lobo percebeu uma correia em volta do pescoço do cachorro e perguntou o que era aquilo.
– Bem, isso é uma coleira. Trago-a sempre no pescoço. Com ela, às vezes meu dono me prende a uma corrente…
– Prende a uma corrente?!
– Sim. Mas o que tem isso, se a comida é boa?
O lobo parou e balançou a cabeça para o cachorro:
– Pois fique lá com a sua comida da prisão, primo cachorro. Eu posso passar privação às vezes, mas prefiro a liberdade!
E voltou correndo para a floresta, para sua vida de dificuldades, mas com o pescoço livre de qualquer coleira!
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Questões
Questão 1 – A história acima acontece porque:
( ) o cachorro de raça tentou mudar a vida do lobo faminto.
( ) o cachorro de raça saiu de casa e foi passear na floresta.
( ) o cachorro de raça encontrou um lobo faminto na floresta.
Questão 2 – No trecho “Vendo aquele cão tão viçoso […]”, a palavra sublinhada foi usada para:
( ) definir uma característica do cão.
( ) intensificar uma característica do cão.
( ) complementar uma característica do cão.
Questão 3 – Grife o vocábulo que exprime uma circunstância de tempo a seguir:
“Sempre me traz as melhores comidas, me dá casa, conforto, e ainda encontra tempo […]”
Questão 4 – Em “– Pois faça como eu! Venha comigo.”, o cachorro:
( ) faz um convite ao lobo.
( ) dá uma sugestão ao lobo.
( ) emite uma ordem ao lobo.
Questão 5 – Em “Você vai viver a melhor das vidas, pode confiar em mim! “, a locução verbal grifada exprime um fato futuro. Por isso, equivale ao verbo:
( ) “viveu”.
( ) “vive”.
( ) “viverá”.
Questão 6 – Identifique o fato que levou o lobo a desistir de viver como o cachorro:
R:
Questão 7 – Na passagem “E voltou correndo para a floresta, para sua vida de dificuldades, mas com o pescoço livre de qualquer coleira!”, o termo destacado indica um fato:
( ) que conclui o fato anterior.
( ) que se soma ao fato anterior.
( ) que compensa o fato anterior.
Questão 8 – Na história, os travessões:
( ) anunciam as falas do cachorro e do lobo.
( ) assinalam o início das falas do cachorro e do lobo.
( ) indicam uma interrupção nas falas do cachorro e do lobo.
Questão 9 – O texto “Eu prefiro a liberdade!” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.