Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as estrelas que moram no mar. Há cerca de duas mil espécies da Classe Asteroidea nos oceanos, animais invertebrados popularmente conhecidos como estrelas-do-mar. Vamos conhecê-las melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Estrelas que moram no mar!
Já pensou como seria sem graça um céu sem estrelas? Noites com a Lua solitária lá no alto… Esses astros surgem e desaparecem devido a fenômenos naturais, e não podemos fazer nada para evitar. Mas aqui, no nosso planeta, podemos ajudar uma espécie de estrela que está desaparecendo… No mar!
Há cerca de duas mil espécies da Classe Asteroidea nos oceanos, animais invertebrados popularmente conhecidos como estrelas-do-mar. A Oreaster reticulatus é uma espécie que precisa de sua atenção especial.
Essa estrela-do-mar pode ser encontrada ao longo de todo o litoral brasileiro, habitando o fundo arenoso do oceano, em regiões de até 70 metros de profundidade. Gosta de se alimentar de micro-organismos, matéria orgânica que é depositada no solo submarino, além de esponjas, ouriços e até outras estrelas-do-mar.
Apesar de viverem em uma área bastante grande, as populações dessa espécie vêm sofrendo com as atividades do ser humano. A poluição lançada no mar prejudica a saúde dessa estrela-do-mar. Além disso, em muitas regiões, as pessoas coletam essas estrelas para enfeitar seus aquários ou usar o corpo seco desses animais como decoração. Todas essas ações podem fazer a espécie desaparecer para sempre de nossas praias.
Para garantir a sobrevivência da estrela-do-mar, é preciso reduzir a poluição dos oceanos. Mas isso não deve ser pensado pelos adultos? Deve, sim, mas você também pode fazer sua parte e não coletar ou comprar esses animais marinhos vivos ou mortos. Quando for à praia, deixe os animais marinhos sossegados e divirta-se fazendo castelos de areia e mergulhando no mar!
Henrique Caldeira Costa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 242. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Esses astros surgem e desaparecem devido a fenômenos naturais, e não podemos fazer nada para evitar.”, o autor do texto refere-se:
( ) à Lua.
( ) às estrelas.
( ) às estrelas-do-mar.
Questão 2 – No segmento “Há cerca de duas mil espécies da Classe Asteroidea nos oceanos […]”, o autor do texto cita:
( ) a quantidade exata de espécies da Classe Asteroidea nos oceanos.
( ) a quantidade hipotética de espécies da Classe Asteroidea nos oceanos.
( ) a quantidade aproximada de espécies da Classe Asteroidea nos oceanos.
Questão 3 – Releia este fragmento do texto:
“Gosta de se alimentar de micro-organismos, matéria orgânica que é depositada no solo submarino, além de esponjas, ouriços e até outras estrelas-do-mar.”
O termo “e” indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 4 – O autor do texto expõe as ações que podem levar ao desaparecimento das estrelas-do-mar das praias. Identifique-as:
Questão 5 – No período “Para garantir a sobrevivência da estrela-do-mar, é preciso reduzir a poluição dos oceanos.”, o vocábulo destacado exprime:
( ) fim.
( ) modo.
( ) destino.
Questão 6 – Em “Deve, sim, mas você também pode fazer sua parte e não coletar ou comprar esses animais marinhos vivos ou mortos.”, o autor do texto dirige-se:
( ) aos adultos.
( ) às crianças.
( ) aos adultos e às crianças.
Questão 7 – O trecho “Quando for à praia, deixe os animais marinhos sossegados […]” é:
( ) um desejo.
( ) um conselho.
( ) uma orientação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.