Interpretação de texto: A estória dos dois braços – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “A estória dos dois braços”.

    Esta atividade de português pode ser baixada em Word (modelo que pode ser modificado), em PDF ( pronto para imprimir) e também a atividade respondida.

 

    Faça o download de exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

ESTÓRIA DE DOIS BRAÇOS

    Era uma vez dois braços: o direito e o esquerdo.

    O braço direito se achava o melhor. Era ele quem penteava o cabelo, escovava os dentes, pegava a colher na hora do almoço. Era o braço direito que coçava a cabeça, o dedão do pé e até punha o dedo no nariz.

    Enquanto isso o braço esquerdo ficava só ali parado, olhando o braço direito com um pouquinho de inveja… E o braço direito só fazendo tudo.

    Às vezes o braço direito precisava do esquerdo pra pegar alguma coisa mais pesada, lavar o rosto, essas coisas. Mas só às vezes.

    O braço direito começou a dizer que o esquerdo tinha a mão boba (olha só que coisa!). E disse que o esquerdo jamais seria esperto como ele.

    O esquerdo disse:- Isso é porque nosso dono é destro. Se ele fosse canhoto mais esperto eu seria.

    Mas o braço direito… fingiu que não ouvia.

    Um dia o braço direito se machucou, foi ao médico e ficou enfaixado. Não podia fazer nada, o coitado. Tudo doía, tudo era uma agonia.

    Aí o braço esquerdo se ofereceu para ajudar. O direito até resistiu um pouco; mas precisava descansar para sarar e por isso mesmo aceitou.

    O braço esquerdo ficou todo feliz e foi logo pondo a mão na massa.No começo era desajeitado, mas depois foi pegando o jeito. E fez que fez até que era quase tão bom quanto o direito.

    Então eles perceberam que ninguém é melhor que ninguém e que um precisava do outro. E mesmo depois de ter sarado o direito sempre chamava o esquerdo para dar uma ajuda.

 

QUESTÕES

 1. Qual e o titulo do texto?

R.:

 

2. Quais são os personagens do texto?

 

R.:

 

3. O que achava o direito sobre o esquerdo?

R.:

 

4. O que aconteceu para que ele mudasse de ideia?

R.:

 

5. Como ficou a relação deles no final da historia?

R.:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: