Interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a Terra. Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Vamos saber mais curiosidades a respeito do nosso planeta? Então, leia com atenção o texto “Era uma vez…”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Era uma vez – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Era uma vez – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Era uma vez – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Era uma vez…
A Terra. Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Naquela época a gente não existia. Não tinha o ar que respiramos, o solo em que pisamos, nem a água do mar. A temperatura média era de 12 mil graus Celsius. Você sabe o tanto que isso é quente? Pensa só que a água ferve a cem graus Celsius. Ou seja, a Terra era umas 120 vezes mais quente que a água fervendo. A Terra era um grande mingau de aveia preparado no fogão.
Com o tempo, o planeta passou a se resfriar, mas ainda não era um lugar bacana para viver. Isso porque aconteciam chuvas de meteoros o tempo todo. Durante 20 milhões de anos, nosso planeta foi bombardeado por meteoros e meteoritos. Mas não pense que isso foi algo ruim. De certa forma, esses asteroides carregavam dentro deles um elemento vital para a vida na Terra: a água.
Quando a temperatura começou a cair, a superfície do grande mingau de aveia chamado Terra começou a endurecer. Assim surgiu a crosta terrestre e as outras camadas do planeta, como o manto e o núcleo. Foi nessa época também que a nossa atmosfera foi formada, mas ela era bem diferente do que é agora.
A água dos meteoritos começou a se acumular nos solos. Aconteciam também chuvas e tempestades que nunca terminavam. Foi assim que os oceanos nasceram, mas ainda não havia peixes, estrelas do mar, nem nada do que a gente conhece. Era só água.
Mas, como eu disse, a água, por si só, já era um dos elementos mais importantes para que as primeiras formas de vida aparecessem por aqui. Vulcões entravam em erupção o tempo todo. A chuva de meteoros continuava e há quem diga que essas rochas que vêm do espaço trouxeram pra cá carbono e proteínas que se acumularam no fundo dos grandes oceanos.
Fragmento do texto: “A vida da Terra”. “Minas Faz Ciência”. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/10/12/a-vida-da-terra/>.
Questões
Questão 1 – No segmento “Ela nasceu há mais ou menos 4,5 bilhões de anos.”, o texto refere-se:
( ) à Terra.
( ) à água do mar.
( ) à chuva de meteoros.
Questão 2 – Na passagem “Isso porque aconteciam chuvas de meteoros o tempo todo.”, o pronome “Isso” retoma a informação:
( ) “Não tinha o ar que respiramos, o solo em que pisamos, nem a água do mar.”
( ) “[…] a Terra era umas 120 vezes mais quente que a água fervendo.”
( ) “Com o tempo, o planeta passou a se resfriar, mas ainda não era um lugar bacana […]”
Questão 3 – Sublinhe o verbo neste período do texto:
“De certa forma, esses asteroides carregavam dentro deles um elemento vital para a vida na Terra: a água.”
O verbo sublinhado exprime:
( ) um fato contínuo no passado.
( ) um fato concluído no passado.
( ) um fato esporádico no passado.
Questão 4 – De acordo com o texto, como os oceanos surgiram?
R:
Questão 5 – Em “Assim surgiu a crosta terrestre e as outras camadas do planeta […]”, o termo destacado foi usado para indicar uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Identifique o trecho em que a linguagem figurada está presente:
( ) “A Terra era um grande mingau de aveia preparado no fogão.”
( ) “[…] não havia peixes, estrelas do mar, nem nada do que a gente conhece.”
( ) “Vulcões entravam em erupção o tempo todo.”
Questão 7 – Na parte “[…] a água, por si só, já era um dos elementos mais importantes para que as primeiras formas de vida aparecessem por aqui.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.