Atividade de interpretação do texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, Equilibre suas atitudes. Segundo o texto, Um fator pouco lembrado pelas pessoas pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável: o estudo! Vamos saber mais a respeito da importância dos estudos para que tenhamos uma vida mais longeva e saudável? Então, leia o texto e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas! Bons estudos!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Equilibre suas atitudes – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Equilibre suas atitudes – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Equilibre suas atitudes – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Equilibre suas atitudes
Um fator pouco lembrado pelas pessoas pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável: o estudo
Para melhorar a expectativa de vida, atitudes como dietas balanceadas, prática de atividades físicas e relacionamentos interpessoais são de extrema importância. No entanto, um fator pouco lembrado pelas pessoas pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável: o estudo.
Segundo o psiquiatra Daniel Barros, em entrevista ao programa Rota Saudável, da Rádio Estadão, pessoas que estudam mais tendem a elevar a expectativa de vida. “Existem diversas pesquisas mostrando que cada ano investido em conhecimento se reverte em anos a mais na vida do indivíduo.”, afirma.
Os benefícios do estudo para a longevidade e qualidade de vida são resultados de um efeito global causado no indivíduo. “O impacto não é explícito no organismo; são as atitudes, os comportamentos da pessoa que vão mudando conforme ela ganha conhecimento”, explica o psiquiatra.
De acordo com Barros, a principal habilidade adquirida por meio do estudo “é conseguir saber a hora de adiar as gratificações. Então, em detrimento de um prazer imediato, a pessoa consegue pensar no futuro e fazer um planejamento no longo prazo para aproveitar melhor sua vida”.
Para uma maior qualidade de vida, a dica do especialista é equilibrar atitudes. “Claro que é importante malhar, praticar atividades físicas, comer saudavelmente, mas não somos feitos somente de ‘corpo’. Não podemos nos esquecer da mente”, observa.
Disponível em: <https://emais.estadao.com.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Segundo o texto, um fator pode atuar de forma preponderante para a longevidade e a qualidade de vida. Identifique-o:
( ) “dietas balanceadas”
( ) “prática de atividades físicas”
( ) “relacionamentos interpessoais”
( ) “o estudo”
Questão 2 – Para a escrita do texto “Equilibre suas atitudes”, o autor:
( ) citou fatos do cotidiano.
( ) consultou um livro de referência.
( ) baseou-se em uma experiência pessoal.
( ) ancorou-se em uma entrevista feita com um profissional.
Questão 3 – De acordo com o texto, o psiquiatra Daniel Barros recomenda equilibrar as atitudes para uma maior qualidade de vida. A que atitudes ele se refere?
R:
Questão 4 – Em “O impacto não é explícito no organismo […]”, o termo grifado significa:
( ) “visível”
( ) “relevante”
( ) “encontrado”
( ) “aproveitado”
Questão 5 – No trecho “[…] conforme ela ganha conhecimento”, o pronome “ela” retoma:
R:
Questão 6 – Na oração “[…] comer saudavelmente […]”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) meio
( ) modo
( ) causa
( ) tempo
Questão 7 – Em “[…] mas não somos feitos somente de ‘corpo’.”, a conjunção “mas” exprime:
( ) uma ressalva feita pelo psiquiatra Daniel Barros.
( ) uma conclusão a que chegou o psiquiatra Daniel Barros.
( ) um contraste estabelecido pelo psiquiatra Daniel Barros.
( ) uma compensação apresentada pelo psiquiatra Daniel Barros.
Questão 8 – Podemos afirmar que o objetivo do texto é:
( ) alertar o leitor.
( ) criticar o leitor.
( ) orientar o leitor.
( ) entreter o leitor.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
6 comentários
As atividades do Acessaber são excelentes em todas as disciplinas e para todos os anos/séries.
Gostaria de receber sugestões para o 4º ano do fundamental I, para todas as disciplinas. Obrigada!
Parabens pelo site.
Oi, Marilza!
Agradecemos-lhe o registro de sua opinião sobre as atividades do Acessaber! Ficamos muito felizes!
Volte sempre!
Denyse
faltou gabarito
Oi, Edson!
As respostas estão no início do post, ao lado da palavra Gabarito.
Muito obrigada pelo seu interesse na atividade de interpretação, algo que nos deixa felizes!
Volte sempre!
Denyse
Boa tarde, Denyse!
Parabéns por seu trabalho.
Tenho buscado muito o estudo sobre interpretação de textos…
Gostaria de saber, se na questão 8 não caberia também a ideia de “alerta ao leitor”, pois, o texto traz uma mensagem muito rica e ao ser lida, desperta a vontade de se viver melhor… e logicamente o estudo está atrelado.
Então, minha humilde pergunta é sobre essa ideia de alerta levada ao leitor.
Desde já agradeço.
Oi, Vítor!
Fico lisonjeada com o seu cumprimento ao meu trabalho! Muito obrigada!
Interessante a sua observação! Enriquece o espaço de interação! Bom, penso que o texto busca orientar para uma vida mais equilibrada, levando o leitor à reflexão a respeito da necessidade dos estudos. Quando dizemos “alertar”, estamos apontando para algo que represente uma “ameaça” direta. Por isso, penso humildemente que “orientar” encaixa-se melhor no referido contexto.
Agradeço demais a sua presença!
Volte sempre!
Denyse