Início Série7º ano Interpretação de texto: Em preto, branco e cinza – 7º ano

Interpretação de texto: Em preto, branco e cinza – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o livro “A Menina Que Perdeu as Cores”. Essa obra conta a história de uma menina que, em certo dia, acordou e viu tudo cinza, preto e branco ao seu redor. A sua mãe a levou ao médico, mas não adiantou… Apesar de a menina não enxergar mais o mundo colorido, uma transformação aconteceu na vida dela! Quer saber qual é? Então, leia atentamente o texto Em preto, branco e cinza e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                   DATA:

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Leia:

Em preto, branco e cinza

    Um dia, a menina acordou e viu tudo cinza, preto e branco. Pensou que estava sonhando, mas os sonhos têm cores. Bom, deduziu que deveria ser um pesadelo, pois os pesadelos são assim, como um dia de tempestade carregado de cinza, branco e preto. Mas até os pesadelos tinham cor. Ela se olhou no espelho e não viu mais cor nenhuma. Nada mais tinha a cor de antes e tudo parecia ter perdido a graça. A mãe correu para levá-la ao médico. Mas o doutor disse apenas para dormir e descansar. Não adiantou nada: a menina não voltou a enxergar o mundo colorido.

    Só que outra transformação havia acontecido naquela noite: ela não tinha mais medo. Pois havia descoberto que teria (e poderia), dali para a frente, colorir o mundo do seu próprio jeito.

    Nessa história singela do livro “A Menina Que Perdeu as Cores”, com belas ilustrações de Anabella López, há muito o que se pensar. Não tem dias em que a gente acorda e parece que o mundo não tem graça? Ele fica meio assim preto e branco e cinza. Parece tudo triste, da cor das lágrimas, da cor do luto, da cor do vazio (o vazio tem cor?!). Então, você descobre que, às vezes, o mundo é assim mesmo, meio acinzentado. E que os únicos que podem fazer ele ficar mais alegre e colorido somos nós mesmos. Basta pegar o pincel da coragem e pintar o dia cinza.

Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – O texto “Em preto, branco e cinza” tem o objetivo de:

(     ) noticiar um fato, envolvendo uma menina.

(     ) ensinar as crianças a colorirem o seu mundo.

(     ) divulgar o livro “A Menina Que Perdeu as Cores”.

(     ) expor uma opinião sobre os dias sem graça na nossa vida.

 

Questão 2 – No primeiro parágrafo do texto, a autora nos conta a história do livro “A Menina Que Perdeu as Cores”. Grife os verbos que exprimem ações da menina nessa história:

a) “Um dia, a menina acordou e viu tudo cinza, preto e branco.”

b) “Pensou que estava sonhando, mas os sonhos têm cores.”

c) “Bom, deduziu que deveria ser um pesadelo […]”

d) “Ela se olhou no espelho e não viu mais cor nenhuma.”

 

Questão 3 – A autora do texto avalia o livro “A Menina Que Perdeu as Cores” na passagem:

(     ) “Mas até os pesadelos tinham cor.”

(     ) “[…] (e poderia), dali para a frente, colorir o mundo do seu próprio jeito.”

(     ) “Nessa história singela do livro ‘A Menina Que Perdeu as Cores’, com belas ilustrações […]”

(     ) “Parece tudo triste, da cor das lágrimas, da cor do luto, da cor do vazio […]”

 

Questão 4 – No trecho “[…] os pesadelos são assim, como um dia de tempestade carregado de cinza, branco e preto.”, a autora usou a palavra “como” para:

(     ) dar um exemplo.

(     ) indicar uma causa.

(     ) fazer uma comparação.

(     ) apresentar uma hipótese.

 

Questão 5 – Na parte “Ele fica meio assim preto e branco e cinza.”, o texto refere-se:

(     ) ao livro.

(     ) ao dia.

(     ) ao mundo.

(     ) ao pincel.

 

Questão 6 – No segmento “Então, você descobre que, às vezes, o mundo é assim mesmo […]”, a expressão “às vezes” exprime:

(     ) uma característica constante do mundo.

(     ) uma característica passageira do mundo.

(     ) uma característica simultânea do mundo.

(     ) uma característica esporádica do mundo.

 

Questão 7 – Na parte “E que os únicos que podem fazer ele ficar mais alegre […]”, há um traço:

(     ) da linguagem poética.

(     ) da linguagem informal.

(     ) da linguagem regional.

(     ) da linguagem científica.

 

Questão 8 – Em “Basta pegar o pincel da coragem e pintar o dia cinza.”, a autora do texto:

(     ) revela um desejo.

(     ) emite uma ordem.

(     ) faz um questionamento.

(     ) apresenta uma solução.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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