Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o guigó-de-coimbra-filho. Essa espécie foi descrita pelos cientistas em 1999 e batizada em homenagem a um ilustre primatólogo brasileiro: Ademar Coimbra Filho. Vamos conhecer esse guigó? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Dueto de primata – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Dueto de primata – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Dueto de primata – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Dueto de primata com nome e sobrenome
O grito de um guigó já assusta, pois é bem alto. Mas quando macho e fêmea soltam a voz juntos para defender seu território, melhor tapar os ouvidos. Eles formam um dueto que grita bem alto na floresta. Uma forma de assustar os grupos invasores.
O guigó-de-coimbra-filho é uma das mais recentes espécies de primatas descobertas. Foi descrita pelos cientistas em 1999 e batizada em homenagem a um ilustre primatólogo brasileiro: Ademar Coimbra Filho.
Esse pequeno primata vive em grupos que variam entre dois e cinco indivíduos. Quando adultos, além de cantar em dupla, gostam de viver juntos por toda a vida e criar seus filhotes. Em geral, essa espécie tem apenas um filhote por ano. A gestação dura cerca de seis meses e, quando o bebê guigó nasce, é o macho que o carrega. A fêmea amamenta o filhote até os seis meses de idade e, depois disso, o pequeno primata já é considerado independente.
É na floresta que vive o guigó-de-coimbra-filho, em um espaço chamado extrato médio, que fica a uma altitude de cinco a nove metros. Ali, pendurados nos galhos, eles gostam de descansar a maior parte do tempo. Preferem comer frutos, mas costumam consumir também folhas, sementes, flores e alguns insetos.
A derrubada da floresta para a criação de gado e agricultura e os constantes incêndios são as razões da diminuição do espaço de que esse pequeno guigó precisa para viver.
João Pedro Souza-Alves. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 255.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“Mas quando macho e fêmea soltam a voz juntos para defender seu território […]”
O termo destacado introduz:
( ) a direção do grito conjunto do macho e da fêmea.
( ) a finalidade do grito conjunto do macho e da fêmea.
( ) a consequência do grito conjunto do macho e da fêmea.
Questão 2 – No trecho “Esse pequeno primata vive em grupos que variam entre dois e cinco indivíduos.”, a expressão grifada:
( ) critica o guigó-de-coimbra-filho.
( ) retoma o guigó-de-coimbra-filho.
( ) apresenta o guigó-de-coimbra-filho.
Questão 3 – Observe:
“A gestação dura cerca de seis meses e, quando o bebê guigó nasce, é o macho que o carrega.”
O vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
Questão 4 – No período “Ali, pendurados nos galhos, eles gostam de descansar a maior parte do tempo.”, o termo sublinhado exprime:
( ) meio.
( ) lugar.
( ) modo.
Questão 5 – No segmento “Preferem comer frutos, mas costumam consumir também folhas, sementes, flores e alguns insetos.”, a palavra grifada poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
Questão 6 – Transcreva os fatores que, segundo o autor do texto, levam à diminuição do espaço onde o guigó-de-coimbra-filho vive:
Questão 7 – O texto sobre o guigó-de-coimbra-filho foi escrito com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.