Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sono. Vamos saber mais a respeito do sono dos animais? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Dormir para viver – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Dormir para viver – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Dormir para viver – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Dormir para viver
O sono é tão importante quanto a comida, e ainda mais urgente do que a sede. Esse aspecto biológico permanece amplamente desconhecido e inquietante. Todos os seres vivos dormem? Pode parecer que sim, mas alguns dormem apenas alguns segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência, e alguns animais até sonham.
Existem práticas de sono incríveis, os musaranhos não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome. É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida! Andorinhões voam sem nunca parar ou descansar. Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando… Uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar assim que a presa aparece. […] Os golfinhos falam enquanto dormem e, como as baleias, têm que se lembrar de respirar, como fazem?
Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite. Mas é claro que dormir não é importante somente para o descanso, nós crescemos, evitamos doenças, sincronizamos neurônios e reforçamos a memória quando nosso cérebro está em modo REM…
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/historias-de-vida/2021/03/dormir-para-viver>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia o fragmento abaixo:
“Esse aspecto biológico permanece amplamente desconhecido e inquietante.”
A que aspecto biológico o texto se refere?
Questão 2 – O segmento “[…] alguns dormem apenas alguns segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência […]” é:
( ) uma suposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Grife a seguir o trecho que exprime uma opinião sobre um fato:
“Existem práticas de sono incríveis, os musaranhos não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome.”
Questão 4 – O ponto de exclamação foi usado depois da frase, “É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:
( ) medo.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 5 – Observe:
“Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando…”
Nessa passagem, o autor expõe ações:
( ) dos golfinhos.
( ) dos musaranhos.
( ) dos andorinhões.
Questão 6 – Na parte “Uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 7 – No período “Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) condição.
Questão 8 – Segundo o texto, “dormir não é importante somente para o descanso […]”. Por quê?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.