Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a Dorina Nowill. Segundo o texto, ela usou a deficiência como um incentivo para fazer com que outras pessoas que não podiam enxergar continuassem aprendendo. Incrível, não é mesmo? Vamos saber mais a respeito do trabalho dessa brasileira? Então, leia o texto Dorina Nowill! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Dorina Nowill – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Dorina Nowill – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Dorina Nowill – 6º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Dorina Nowill
O nome pode até ser desconhecido, mas o trabalho dessa brasileira está aí para ajudar muita gente. Quando tinha apenas 17 anos, Dorina ficou cega por motivos que nenhum médico conseguiu descobrir. Nessa idade, ela já era professora, e decidiu não deixar que a cegueira afetasse aquilo que mais gostava de fazer: ensinar. Usou a deficiência como um incentivo para fazer com que outras pessoas que não podiam enxergar continuassem aprendendo.
No ano de 1946, com a ajuda de algumas amigas, Dorina criou a Fundação para o Livro Cego no Brasil, em São Paulo (que muitos anos depois ganhou o nome de Fundação Dorina Nowill Para Cegos). Essa fundação, junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, foi a primeira no país a produzir livros em Braille (uma forma de comunicação feita pelo tato, que permite ao cego ler e escrever) e a distribuir gratuitamente esses livros. Além disso, Dorina esteve sempre preocupada em desenvolver maneiras cada vez mais modernas para facilitar o acesso dos cegos a todo tido de conhecimento.
Dorina viveu tempo suficiente para fazer com que seu nome e seu trabalho não sejam esquecidos. Deixou um belo exemplo de vida e uma Fundação que vai continuar trabalhando para melhorar a vida dos cegos de todo o país.
Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.
Questões
Questão 1 – Em “O nome pode até ser desconhecido, mas o trabalho dessa brasileira está aí para ajudar muita gente.”, a que brasileira o texto se refere?
Questão 2 – Sublinhe a seguir a palavra que retoma “Dorina”:
“Nessa idade, ela já era professora […]”
Questão 3 – Na passagem “Usou a deficiência como um incentivo […]”, o verbo grifado expressa:
( ) uma ação de Dorina.
( ) um estado de Dorina.
( ) um atributo de Dorina.
Questão 4 – Em “No ano de 1946, com a ajuda de algumas amigas, Dorina criou a Fundação para o Livro Cego no Brasil […]”, a expressão destacada exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) meio.
( ) tempo.
Questão 5 – Na oração “Essa fundação, junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, foi a primeira no país […]”, a que fundação o texto se refere?
Questão 6 – No segmento “[…] em Braille (uma forma de comunicação feita pelo tato, que permite ao cego ler e escrever) […]”, a parte entres parênteses:
( ) explica o termo “Braille”.
( ) caracteriza o termo “Braille”.
( ) complementa o termo “Braille”.
Questão 7 – No fragmento “[…] maneiras cada vez mais modernas para facilitar o acesso dos cegos a todo tido de conhecimento.”, o vocábulo “para” indica:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 8 – Releia o período que encerra o texto:
“Deixou um belo exemplo de vida e uma Fundação que vai continuar trabalhando para melhorar a vida dos cegos de todo o país.”
Nesse período, o autor do texto:
( ) expõe uma opinião.
( ) levanta uma hipótese.
( ) faz uma recomendação.
Questão 9 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.