Início Série6º ano Interpretação de texto: Dinheiro colonial – 6º ano

Interpretação de texto: Dinheiro colonial – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o dinheiro colonial. Segundo o texto, para muitos historiadores, a primeira moeda a circular no Brasil era doce. Vamos saber mais a respeito desse tão curioso assunto? Para tal, leia o texto “Você sabia que o dinheiro colonial mal cabia na carteira?”. Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                            DATA:

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Você sabia que o dinheiro colonial mal cabia na carteira?

    Nem sempre o dinheiro foi assim do jeito que conhecemos hoje. Na época em que o Brasil era colônia de Portugal – o que começou no século 16 e foi até o início do século 19 –, produtos agrícolas e metais valiam como dinheiro. Com o tempo, o dinheiro foi mudando, sendo padronizado até, digamos, caber na carteira.

    Veja só que curioso: para muitos historiadores, a primeira moeda a circular no Brasil era doce, isso porque como o principal item de exportação do Brasil Colonial era o açúcar, passou a ser ele a principal moeda de troca nas negociações. Se você está pensando que, em vez de levar notas e moedas na carteira, as pessoas carregavam sacos e mais sacos de açúcar quando queriam comprar algo, acertou em cheio! Da mesma forma, o tabaco, o ouro e a prata também foram elementos de troca.

    Paralelamente a esses produtos, circulavam algumas moedas semelhantes às que conhecemos hoje, mas eram artigo raro! Numa população formada, em sua maioria, por escravos e pessoas muito pobres, esse tipo de dinheiro se restringia aos mais nobres. Essas primeiras moedas a circular no Brasil Colônia eram prensadas na Capitania de São Vicente – região onde hoje fica a cidade de Santos, no estado de São Paulo. Elas eram feitas de ouro e chamadas de são-vicentes e meio são-vicentes.

    Com a chegada da Família Real portuguesa, em 1808, a procura por moedas aumentou. Isso porque toda a Corte veio para a colônia, principalmente para o Rio de Janeiro, que se tornou a sede do governo português. D. João VI, o rei, autorizou a confecção do dinheiro real – feito em ouro, prata e cobre, de formato circular e em tamanhos variados. As moedas mais valiosas eram as de ouro e prata; as de cobre, de menor valor, eram usadas na compra de miudezas.  

    Mais tarde, o papel-moeda também foi emitido, o que resultou na fundação do Banco do Brasil, que existe até hoje e é o primeiro banco do país. O dinheiro de papel era, na verdade, uma espécie de bilhete no qual se podia escrever a quantia e assinar, como na folha de cheque atual. E foi assim que o dinheiro começou a caber na carteira…

Carlos Gabriel Guimarães. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 190. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

R:

 

Questão 2 – Na passagem “[…] as pessoas carregavam sacos e mais sacos de açúcar quando queriam comprar algo […]”, o verbo grifado expressa:

(     ) uma ação efêmera no Brasil Colonial.

(     ) uma ação contínua no Brasil Colonial.

(     ) uma ação esporádica no Brasil Colonial.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, algumas moedas parecidas com as de hoje eram raras no Brasil Colonial, porque elas:

(     ) eram usadas somente pelas pessoas mais nobres.

(     ) eram usadas principalmente pelas pessoas mais nobres.

(     ) eram usadas ocasionalmente pelas pessoas mais nobres.

 

Questão 4 – No segmento “Elas eram feitas de ouro e chamadas de são-vicentes e meio são-vicentes.”, o pronome sublinhado:

(     ) explica “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.

(     ) retoma “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.

(     ) apresenta “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.

 

Questão 5 – No período “Com a chegada da Família Real portuguesa, em 1808, a procura por moedas aumentou.”, o trecho destacado exprime:

(     ) o tempo do aumento da procura por moedas.

(     ) o motivo do aumento da procura por moedas.

(     ) a consequência do aumento da procura por moedas.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “eram usadas na compra de miudezas”, as moedas:

(     ) de ouro.

(     ) de prata.

(     ) de cobre.

 

Questão 7 – Em “[…] uma espécie de bilhete no qual se podia escrever a quantia e assinar, como na folha de cheque atual.”, a palavra “como” indica:

(     ) causa.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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