Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a Organização das Nações Unidas, a ONU. Você sabe como essa organização surgiu? E quais são os objetivos dela? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Dia da ONU – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Dia da ONU – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Dia da ONU – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Dia da ONU
Dia 24 de outubro é o Dia da Organização das Nações Unidas, a famosa ONU. Você já deve ter ouvido falar dela, certo? Mas como ela surgiu e para que ela serve? Convidamos você a conhecer essa importantíssima associação.
Tudo começou quando os países que venceram a Primeira Guerra Mundial se reuniram em Paris, na França, no ano de 1919, para assinar um acordo de paz e fundar a Liga das Nações. O objetivo dessa organização era evitar que outras guerras acontecessem. Em setembro de 1939, Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha, começou a Segunda Guerra Mundial. Com o fracasso da missão de manter a paz no mundo, a Liga das Nações foi oficialmente extinta em 1942.
Mas aí a Segunda Guerra terminou, e, no dia 24 de outubro de 1945, representantes de 47 países participaram de uma conferência em São Francisco, nos Estados Unidos, e criaram a Organização das Nações Unidas. O objetivo? O mesmo da Liga das Nações: lutar pela paz no mundo.
A ONU é, portanto, resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos que não fossem a guerra. Esse ideal de paz resultou na elaboração, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos feitos mais destacáveis da Organização.
Hoje a ONU conta com a participação de 193 países. Seus objetivos também cresceram: agora ela quer manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.
Mas não são só países que fazem parte da ONU. Ela também é formada por organismos especializados, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial, além de outras entidades especializadas em comércio, agricultura e meteorologia.
[…]
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Convidamos você a conhecer essa importantíssima associação.”, a que importantíssima associação o texto se refere?
R:
Questão 2 – Segundo o texto, a Organização das Nações Unidas foi criada em:
( ) 1919.
( ) 1939.
( ) 1945.
Questão 3 – Em “[…] representantes de 47 países participaram de uma conferência em São Francisco […]”, o texto cita um fato:
( ) encerrado.
( ) em realização.
( ) prestes a acontecer.
Questão 4 – Na parte “A ONU é, portanto, resultado do trabalho de pessoas que queriam resolver os conflitos mundiais por outros caminhos […]”, o termo destacado indica:
( ) uma oposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma justificativa.
Questão 5 – Na frase “Hoje a ONU conta com a participação de 193 países.”, a palavra grifada expressa uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – De acordo com o texto, os objetivos da ONU cresceram. Sublinhe os verbos que exprimem esses novos objetivos:
“[…] manter a segurança no mundo, construir relações amigáveis entre as nações, promover progresso social, melhores condições de vida e proteger os direitos humanos.”
Questão 7 – No segmento “Ela também é formada por organismos especializados […]”, um vocábulo foi usado para retomar a ONU. Localize-o:
Questão 8 – O autor dirige-se diretamente ao leitor no trecho:
( ) “Você já deve ter ouvido falar dela, certo?”
( ) “O objetivo dessa organização era evitar que outras guerras acontecessem.”
( ) “[…] a Liga das Nações foi oficialmente extinta em 1942.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.