Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre a dengue. Você sabe qual é o meio mais eficiente de combatermos a dengue? Aplicar inseticidas, usar raquetes elétricas ou eliminar os criadouros dos mosquitos? Vamos aprender? Para tal, leia com atenção o texto O que posso fazer para evitar a dengue? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Dengue – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Dengue – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Dengue – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil.
Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.
Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você…
O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários, etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados… Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.
Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.
( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.
Questão 2 – No trecho “[…] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los” retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.
Questão 3 – No segmento “[…] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na oração “[…] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.
Questão 6 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você…”, o verbo destacado foi empregado para exprimir:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) uma ordem.
Questão 7 – Releia este fragmento do texto:
“[…] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados…”
No fragmento acima, as reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.
Questão 8 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.