Interpretação de texto: De pé, marmotas! – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: De pé, marmotas!.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

De pé, marmotas!

    Nhonhote, a marmota, é despertada por barulhos estranhos, sacode a irmã:
    – Estou com medo! – diz Nhonhote – Escute!
    – Deixe-me dormir! – resmunga Cracote, enrolando-se sob seu cobertor.
    Avança timidamente para a janela, empurra as frestas e… oh! Um leve raio de sol a ofusca!
    – Cracote! Cracote! – berra – Chegou a primavera! Já não é hora de hibernar!
    Nhonhote entendeu; aqueles barulhos vinham, portanto do seu estômago… Está com fome de lobo! Faz meses que não come!
    Então, Cracote põe uma mesa e duas cadeiras no terraço, depois traz um grande prato de grãos.
    – Bom apetite, irmãzinha! – diz – E logo pegaremos muitos gafanhotos! Hum!…

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Quem é Nhonhote?
R.

 

3) Quando Nhonhote vai chamar sua irmã, com medo, o que ela faz?
R.

 

4) Nhonhote vai até a janela, quando puxa as cortinas o que vê?
R.

 

5) O que Nhonhote berra para sua irmã?
R.

 

6) O que Cracote leve para ela e irmã comerem sentadas à mesa no terraço?
R.

 

7) As irmãs marmotas farão o que em breve?
R.

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: