Início Série8º ano Interpretação de texto: De onde veio o pastel – 8º ano

Interpretação de texto: De onde veio o pastel – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o pastel. Você sabe a origem dessa delícia? Segundo o texto, o favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China e depois foi apropriado pelos japoneses. Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia com atenção o texto De onde veio o pastel? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

De onde veio o pastel?

O favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China e depois foi apropriado pelos japoneses

    Embora tenha ganhado forma, textura e os ingredientes locais (mussarela, frango e carne moída, por exemplo), o pastel foi inserido na nossa cultura por imigrantes do Extremo Oriente. Ou essa é a hipótese mais aceita. A origem exata da receita não foi registrada, nem foi muito pesquisada, segundo afirmou o historiador e especialista em gastronomia Ricardo Maranhão.

    A ideia é que o pastel teria se originado do chun juan, o rolinho primavera. O prato chinês é feito com massa de farinha, recheio de vegetal e assado em uma frigideira untada. Por volta de 1890, imigrantes chineses já vendiam os rolinhos no Brasil, por vezes com os recheios adaptados ao paladar local, como a carne moída. E simplificando a massa folhada para uma camada só.

    Esse pré-pastel ainda não era popular. A ascensão veio com a perseguição aos japoneses na Segunda Guerra. Com vergonha e medo de serem escorraçados, já que o Brasil fez parte dos Aliados, os japoneses aproveitaram a ignorância ocidental em relação à diferença entre sua cultura e a dos chineses e se camuflaram nos hábitos dos outros. Eles, assim, assumiram a batuta do preparo e venda de pastéis.

    A comunidade japonesa no Brasil já era, na época, muito maior que a chinesa. Isso permitiu ao pastel se popularizar. Começaram a surgir pastelarias por São Paulo, e também as barraquinhas na feira, já que muitos japoneses também eram feirantes que comercializavam as frutas, hortaliças e legumes que produziam no cinturão verde da capital paulista. De São Paulo, o pastel chegaria ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e, enfim, ao país inteiro, com variações locais. E assim deixou de ser uma especialidade exótica para ganhar o status de genuína criação brasileira.

Lucas Vasconcellos. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “O favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China […]”, o autor do texto exprime:

(     ) uma certeza sobre o surgimento do pastel.

(     ) uma contradição sobre o surgimento do pastel.

(     ) uma possibilidade sobre o surgimento do pastel.

 

Questão 2 – No período “O prato chinês é feito com massa de farinha, recheio de vegetal e assado em uma frigideira untada.”, a que prato chinês o texto se refere?

 R:

 

Questão 3 – Na parte “Por volta de 1890, imigrantes chineses já vendiam os rolinhos no Brasil […]”, o verbo expressa:

(     ) uma ação efêmera dos imigrantes chineses por volta de 1890.

(     ) uma ação contínua dos imigrantes chineses por volta de 1890.

(     ) uma ação esporádica dos imigrantes chineses por volta de 1890.

 

Questão 4 – No segmento “[…] por vezes com os recheios adaptados ao paladar local, como a carne moída.”, a palavra “como” indica:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “Com vergonha e medo de serem escorraçados […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “criticados”.

(     ) “enxotados”.

(     ) “enganados”.

 

Questão 6 – Em “Isso permitiu ao pastel se popularizar.”, o termo grifado refere-se ao fato:

(     ) “[…] os japoneses aproveitaram a ignorância ocidental […]”

(     ) “A comunidade japonesa no Brasil já era, na época, muito maior que a chinesa.”

(     ) “Começaram a surgir pastelarias por São Paulo, e também as barraquinhas na feira […]”

 

Questão 7 – Segundo o autor do texto, o pastel chegou ao Brasil inteiro:

(     ) de São Paulo.

(     ) do Rio de Janeiro.

(     ) de Belo Horizonte.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o objetivo do texto lido é:

(     ) ensinar a preparar pastel.

(     ) contar a origem do pastel.

(     ) expor uma opinião sobre o pastel.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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