Início Atividades Interpretação de texto: Cultura – Maracatu Rural – 8º ano

Interpretação de texto: Cultura – Maracatu Rural – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Cultura”, que trata do “Maracatu Rural”. Conheça mais sobre essa tradicional manifestação artística! A atividade dirige-se aos estudantes inseridos no 8º ano do ensino fundamental.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Cultura 

    O Maracatu Rural, também conhecido como Maracatu de Baque Solto, de Trombone ou de Orquestra, é hoje uma das manifestações artísticas mais interessantes do carnaval pernambucano. A união de outras expressões artísticas populares (vindas do interior) como o reisado, cavalo-marinho, bumba meu boi, caboclinhos, entre outros, com o tempo construiu o Maracatu Rural. Essa mistura está relacionada ao fato de que nas primeiras décadas do século XX, com a crise do açúcar, muitos engenhos fecharam e os trabalhadores foram obrigados a migrar para os grandes centros urbanos e assim essa grande combinação de ritmos passou a fazer parte das áreas em que os trabalhadores do campo moravam.

    Talvez a principal figura – e a que mais chama atenção – seja o “Caboclo de Lança”. Com a sua roupa colorida e a sua lança enfeitada com fitas de seda, o Caboclo de Lança se apresenta como um verdadeiro guardião do cortejo. Hoje, ele é considerado um dos símbolos do carnaval de Pernambuco.

Disponível em: http://cultura-pe.blogspot.com.br. Acesso em: 28/05/2016.

 

Maracatu

Foto disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/carnaval/2015/fotos. Acesso em 28/05/16.

 

Questões

Questão 1 – O tema do texto é:

a) As tradições artísticas do carnaval pernambucano.

b) A caracterização do “Caboclo de Lança”.

c) As especificidades do Maracatu Rural.

d) A combinação de ritmos nas áreas rurais de Pernambuco.

 

Questão 2 – “A união de outras expressões artísticas populares (vindas do interior) como o reisado, cavalo-marinho, bumba meu boi, caboclinhos, entre outros, com o tempo construiu o Maracatu Rural.”. Nesse trecho, percebe-se a utilização da:

a) comparação

b) exemplificação

c) oposição

d) concessão

 

Questão 3 – “Com a sua roupa colorida e a sua lança enfeitada com fitas de seda, o Caboclo de Lança se apresenta como um verdadeiro guardião do cortejo.”. Nessa parte, nota-se a presença de sequências:

a) narrativas

b) expositivas

c) injuntivas

d) descritivas

 

Questão 4 – “[…] muitos engenhos fecharam e os trabalhadores foram obrigados a migrar para os grandes centros […]”. Justifique a ausência do sinal indicativo de crase diante de “migrar”:

R:

 

Questão 5 – Assinale a opção em que o modo do verbo sublinhado foi incorretamente identificado nos parênteses:

a) “[…] entre outros, com o tempo construiu o Maracatu Rural. (indicativo)

b) “[…] essa grande combinação de ritmos passou a fazer parte das áreas […]”. (infinitivo)

c) “[…] – e a que mais chama atenção – seja o “Caboclo de Lança”. (imperativo)

d) “[…] o Caboclo de Lança se apresenta como um verdadeiro guardião do cortejo.”. (indicativo)

 

Questão 6 – “O Maracatu Rural, também conhecido como Maracatu de Baque Solto, de Trombone ou de Orquestra […]”. A sequência anteriormente sinalizada exerce, no contexto da sentença, a função de:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário