Início Série5º ano Interpretação de texto: Coroa-de-frade – 5º ano

Interpretação de texto: Coroa-de-frade – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a coroa-de-frade. Ela é um cacto do bioma Caatinga, de formato arredondado, pequeno e achatado, que alcança até 12 centímetros de altura.  Vamos conhecer esse tipo de cacto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Coroa-de-frade

    A coroa-de-frade (nome científico Melocactus bahiensis) é um cacto do bioma Caatinga, de formato arredondado, pequeno e achatado, que alcança até 12 centímetros de altura. Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho bastante procuradas pelas abelhas. Somente em sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho. Daí o nome dessa planta, cujo formato se assemelha à cabeça calva de um frade franciscano.

    Normalmente encontrado entre pedras, esse tipo de cacto é usado para fins medicinais, alimentares e como planta decorativa. Os povos do Semiárido costumam fazer chá para tratar doenças nos rins e no intestino. É também muito utilizado por agricultores para alimentar os animais de criação, por ter uma boa reserva de água e proteína. Seu fruto tem a cor rosa e assemelha-se a uma amêndoa. Mas é a planta inteira que é utilizada como ingrediente para fazer bolos, doces e biscoitos.

    O doce do cacto coroa-de-frade é um dos mais procurados no município de Poço Redondo, em Sergipe. A sobremesa é preparada com água, açúcar, canela em pó e cravo. Mas antes, é importante retirar bem os espinhos!

Cerratinga. Disponível em:
<http://www.cerratinga.org.br/coroadefrade/>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho […]”

Nesse segmento, o texto refere-se:

 

Questão 2 – Em “Somente em sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho.”, a parte sublinhada tem fim:

(     ) hipotético.

(     ) explicativo.

(     ) exemplificativo.

 

Questão 3 – Grife a expressão que retoma a coroa-de-frade a seguir:

“Normalmente encontrado entre pedras, esse tipo de cacto é usado para fins medicinais, alimentares e como planta decorativa.”

 

Questão 4 – Na frase “Os povos do Semiárido costumam fazer chá para tratar doenças nos rins e no intestino.”, o termo “para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – Releia este fragmento do texto:

“É também muito utilizado por agricultores para alimentar os animais de criação, por ter uma boa reserva de água e proteína.”

O fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) o tempo de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 6 – O trecho “Seu fruto tem a cor rosa e assemelha-se a uma amêndoa.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – No período “Mas é a planta inteira que é utilizada como ingrediente para fazer bolos, doces e biscoitos.”, a palavra grifada poderia ser substituída por:

(     ) “Porém”.

(     ) “Porque”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 8 – No passagem “Mas antes, é importante retirar bem os espinhos!”, o texto:

(     ) expõe uma dúvida.

(     ) dá uma orientação.

(     ) expressa um desejo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário