Início Série5º ano Interpretação de texto: Congonhas – 5º ano

Interpretação de texto: Congonhas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Congonhas. Vamos conhecer essa cidade história de Minas Gerais? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Congonhas

    Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. A fama não se deve apenas à questão religiosa, mas também por guardar um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil, as esplêndidas obras executadas pelo mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para conhecer mais sobre esse atrativo, não deixe de visitar o Museu de Congonhas, que mostra de forma interativa e moderna as diversas concepções que existem no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, juntamente com as obras de Aleijadinho.

    A atividade mineradora é a base da economia local, devido às ricas jazidas de minério de ferro. O Museu da Romaria (Museu de Mineralogia de Congonhas) é o atrativo certo se você deseja conhecer mais sobre a história da mineração em Minas Gerais.

    Entre as atrações naturais da cidade, a Cachoeira da Água Limpa tem um tobogã natural, perfeito para divertir os turistas. No Horto Florestal, trilhas levam o visitante até o alto de um morro, onde foi construído um mirante. Já a Lagoa da Água Preta recebe visitantes em busca do efeito de luz criado pelas luzes da cidade.

    No Santuário Bom Jesus de Matosinhos, no adro da igreja e nos Passos da Paixão, há esculturas de Aleijadinho. São 12 profetas em pedra-sabão e 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão.

Disponível em: <https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/congonhas>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Em “Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.”, o texto refere-se à cidade de:

 

 

Questão 2 – Em “A fama não se deve apenas à questão religiosa, mas também por guardar um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil […]”, o fato destacado:

(     ) conclui o anterior.

(     ) opõe-se ao anterior.

   ) soma-se ao anterior.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir o vocábulo que caracteriza:

“[…] as esplêndidas obras executadas pelo mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.”

 

Questão 4 – Na passagem “Para conhecer mais sobre esse atrativo, não deixe de visitar o Museu de Congonhas […]”, o texto:

   ) faz um convite.

(     ) emite um alerta.

(     ) dá um conselho.

 

Questão 5 – No segmento “A atividade mineradora é a base da economia local, devido às ricas jazidas de minério de ferro.”, a expressão grifada introduz:

   ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Relacione, numerando conforme a indicação:

Atrações naturais de Congonhas:

(  1 ) Horto Florestal

(  2 ) Lagoa da Água Preta

(  3 ) Cachoeira da Água Limpa

 

Informações sobre atrações naturais de Congonhas:

   ) “tem um tobogã natural, perfeito para divertir os turistas”.

   ) “recebe visitantes em busca do efeito de luz criado pelas luzes da cidade”.

   ) “trilhas levam o visitante até o alto de um morro, onde foi construído um mirante”.

 

Questão 7 – Releia:

“No Santuário Bom Jesus de Matosinhos, no adro da igreja e nos Passos da Paixão, há esculturas de Aleijadinho. São 12 profetas em pedra-sabão e 66 figuras em cedro […]”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

   ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário