Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Confúcio e os meninos.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Confúcio e os meninos – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Confúcio e os meninos – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Confúcio e os meninos – 4º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Confúcio e os meninos
Viajava Confúcio para o Este e encontrou dois meninos que discutiam um com o outro. Perguntou-lhes por que era a discussão, e um deles expôs:
– Eu digo que o Sol está mais perto de nós pela manhã e mais longe ao meio-dia, e ele sustenta que está mais distante de manhã e mais próximo ao meio dia.
Disse um menino:
– Quando o Sol começa a levantar-se, é do tamanho de uma coberta de carro, e ao meio-dia é como um prato. Logo, deve estar mais longe quando parece menor, e mais perto quando parece maior.
O outro menino disse:
– Quando o Sol se levanta, o ar está muito fresco, e ao meio-dia queima como sopa quente. Portanto o Sol deve estar mais perto quando faz calor e mais distante quando está fresco.
Confúcio não pode decidir quem tinha razão, e os meninos riram-se dele, dizendo:
– Quem foi que disse que tu eras um sujeito sábio!
YUTANG, Lin. A sabedoria da Índia e da China: volume 2: a sabedoria da China. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1955.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Para onde Confúcio viajava?
R.
3) O que os meninos que Confúcio encontrou faziam?
R.
4) Quando Confúcio perguntou o motivo da discussão o que um deles expôs?
R.
5) Após observar os argumentos dos meninos, qual foi a reação de Confúcio?
R.
Por Camila Farias