Início Atividades Interpretação de texto: Conceitos e importância das lutas – 8º ano

Interpretação de texto: Conceitos e importância das lutas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Conceitos e importância das lutas”, direcionada aos estudantes do oitavo ano.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia e, em seguida, responda às questões:

Conceitos e importância das lutas

    Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativo.

    Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a “defesa pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida. […]

Fonte: CARREIRO, E. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

 

Questões

Questão 1 – Leia as seguintes assertivas sobre o texto:

I. Originalmente orientais, as artes marciais têm por principal propósito a defesa pessoal.

II. Antes de serem concebidas como esporte, as artes marciais se respaldavam na necessidade da luta pela sobrevivência.

III. O texto apresenta as finalidades da prática das artes marciais.

Está correto somente o que se afirma em:

a) I

b) II

c) III

d) I e III

 

Questão 2 – Releia:

“As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a “defesa pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.”. 

 Os conectivos sinalizados no trecho acima sinalizam uma:

a) comparação

b) proporção

c) alternância

d) explicação

 

Questão 3 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no primeiro parágrafo do texto:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Sávio Rabelo 19 de maio - 10:02

Muito interessante!

Responder
Nilza 17 de junho - 20:57

Muito bom, porém , acho necessário diversificar os conteúdos um pouco mais. Voltado para o ensino remoto. Estado de São paulo, utiliza o Centro de Mídias. Ajudaria bastante!!!

Responder

Deixe um Comentário