Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto: Como se fosse dinheiro.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como se fosse dinheiro – 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Como se fosse dinheiro
Todos os dias, Catapimba levava o dinheiro para a escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava para seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco:
– Ô, menino leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou para seu Lucas:
– Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
– Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
– Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
– Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa…
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito. No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
– Na hora do recreio, vocês vão ver…
E, na hora do recreio, todo mundo viu. Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro… uma galinha. Botou a galinha em cima do balcão.
– Que é isso, menino? – perguntou se Lucas.
– É para pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro… O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer. Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando… Aí colocou umas moedas no balcão:
– Está ai o seu troco, menino!
E pegou a galinha para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço. No recreio, todo mundo foi comprar lanche. Na hora de pagar… Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba… E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
– Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro…
Ruth Rocha
Interpretação de texto
1) Qual o título do texto?
R.
2) O que acontecia quando Catapimba comprava seu lanche no recreio?
R.
3) Qual foi a surpresa que Catapimba preparou para seu Lucas?
R.
4) No dia seguinte, o que fizeram as outras crianças?
R.
5) Depois da reação dos alunos, você acha que seu Lucas vai continuar a dar balinhas como troco? Por quê?
R.
1 comentário
muito bom gostei muito