Início Série5º ano Interpretação de texto: Como funciona o pluviômetro – 5º ano

Interpretação de texto: Como funciona o pluviômetro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pluviômetro. Já ouviu falar dele? Sabe como funciona? Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Como funciona o pluviômetro?

    Quem procurar pela palavra no dicionário saberá logo o que significa: (pluvio = nuvem carregada de chuva) + (metro = medida). Portanto, o pluviômetro é isso mesmo: um medidor de chuva.

    O aparelho é bem simples: um cilindro com um funil acoplado. Quando o tempo fecha, com nuvens carregadas, os meteorologistas – profissionais que estudam os fenômenos atmosféricos, como as chuvas – utilizam o pluviômetro para coletar a água que vem do céu.

    Depois de certo tempo de exposição, a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua. Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo. Por exemplo: dois milímetros cúbicos (unidade de volume) em uma hora.

    E para que serve medir a chuva? Para muitos fins. Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima. Com essas medidas, eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas para a sociedade.

    Já na agricultura, saber a quantidade de chuva que cairá em certo período é fundamental para ter uma noção de como será a colheita. E os próprios agricultores podem medir a chuva que cai em sua região e saber quando é a melhor época para semear.

    E não é só a chuva que pode ser medida com o auxílio do pluviômetro. Outras precipitações, como granizo e neve, também podem, mas de um jeito um pouco diferente. O granizo é coletado da mesma maneira, porém só é medido quando derrete e se transforma em água. Já a neve precisa de um pluviômetro que contenha um mecanismo de aquecimento para derretê-la. Além disso, ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.

Carlos A. Nobre. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 177.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem a intenção de:

(     ) explicar algo.

(     ) expor uma opinião.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – No primeiro parágrafo, o autor define “pluviômetro”. Transcreva essa definição:

 

 

Questão 3 – O trecho “um cilindro com um funil acoplado” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Em “[…] a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua.”, o vocábulo destacado retoma:

(     ) “a água”.

(     ) “outra garrafa”.

(     ) “uma régua”.

 

Questão 5 – Na passagem “Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo.”, a palavra sublinhada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No segmento “Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima.”, o vocábulo “para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 7 – Na parte “[…] eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas […]”, o termo grifado indica:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

(     ) a conclusão de um fato.

 

Questão 8 – No trecho “[…] ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.”, o autor refere-se a uma precipitação. Identifique-a:

(     ) “chuva”.

(     ) “granizo”.

(     ) “neve”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário