Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o antibiótico. A palavra “antibiótico” vem do grego e significa “contra um ser vivo”, nesse caso, contra as bactérias e outros micro-organismos. Mas você sabe como funciona esse medicamento no nosso corpo? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Como funciona o antibiótico – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Como funciona o antibiótico – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Como funciona o antibiótico – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como funciona o antibiótico?
Você já deve ter sentido aquela dor de garganta que não passa, com febre e mal-estar, que vai aumentando. De repente, você não consegue engolir nada direito, dói muito e a solução… é o médico! Logo, ele examina e dá a sentença: – Teremos de fazer uso de um antibiótico. Aí, você pensa: – Que remédio é esse? Como ele vai me curar?
A palavra “antibiótico” vem do grego e significa “contra um ser vivo”, nesse caso, contra as bactérias e outros micro-organismos. Esse medicamento poder ser produzido a partir de plantas, fungos e até das próprias bactérias causadoras de doenças. No laboratório, eles passam por processos químicos que transformam o potencial de provocar doenças no de combater os micro-organismos que estão causando a infecção.
Para funcionar, o antibiótico entra na circulação sanguínea. Sim, é o sangue que transporta o medicamento até o local afetado para que ele comece a combater ou neutralizar a ação do micro-organismo que provocou a doença. O antibiótico destrói a estrutura das bactérias, impedindo sua multiplicação. Como? Uma grande parte desse medicamento atua destruindo a membrana plasmática das bactérias e sem essa proteção elas não resistem.
Mas é bom tomar cuidado: o antibiótico é um tipo de medicamento que não pode ser usado sem que o médico esteja seguro de que o problema requer mesmo a sua recomendação. Isso por dois motivos: antibióticos são remédios fortes, que combatem micro-organismos causadores de infecção, mas também podem destruir micro-organismos que são aliados da nossa saúde, como algumas bactérias que ajudam na nossa digestão; outro motivo é que o uso contínuo desse medicamento pode tornar os micro-organismos causadores de doenças resistentes a ele, e aí o antibiótico não faz mais efeito.
Yuri Pinheiro e Andrew Macrae. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 268. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o assunto do texto:
( ) bactéria.
( ) antibiótico.
( ) micro-organismo.
Questão 2 – Em “Para funcionar, o antibiótico entra na circulação sanguínea.”, a vírgula assinala:
( ) uma intercalação.
( ) um deslocamento.
( ) uma enumeração.
Questão 3 – Releia este segmento do texto:
“[…] é o sangue que transporta o medicamento até o local afetado para que ele comece a combater ou neutralizar a ação do micro-organismo que provocou a doença.”
A expressão destacada introduz:
( ) um fato que é a causa do anterior.
( ) um fato que é a finalidade do anterior.
( ) um fato é que é a consequência do anterior.
Questão 4 – No trecho “Como?”, a palavra “Como” indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Em “[…] sem essa proteção elas não resistem.”, a que proteção o texto se refere?
R:
Questão 6 – Segundo os autores do texto, o uso contínuo do antibiótico pode fazer com que:
( ) os micro-organismos causadores de doenças sejam combatidos.
( ) os micro-organismos bons para a nossa saúde sejam destruídos.
( ) os micro-organismos causadores de doenças se tornem resistentes a ele.
Questão 7 – Os autores do texto conversam diretamente com o leitor na passagem:
( ) “Você já deve ter sentido aquela dor de garganta que não passa […]”
( ) “A palavra ‘antibiótico’ vem do grego e significa ‘contra um ser vivo’ […]”
( ) “O antibiótico destrói a estrutura das bactérias, impedindo sua multiplicação.”
Questão 8 – Podemos afirmar que o texto lido tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.