Início Série5º ano Interpretação de texto: Como eu escuto – 5º ano

Interpretação de texto: Como eu escuto – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ato de escutar. Você sabe como escuta? Vamos descobrir? Para tanto, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Como eu escuto?

    Bom, para entender como escutamos é preciso embarcar em uma viagem por dentro do nosso ouvido. E a viagem começa assim: quando falamos ou tocamos um instrumento, o som provoca vibrações no ar. Essas vibrações entram no nosso ouvido e batem, como um tambor, numa membrana bem fininha chamada de tímpano. As batidas no tímpano movimentam três ossinhos muito pequenos que temos no ouvido. Eles são os menores ossinhos de todo nosso corpo! O movimento deles estimula outras estruturas, como a cóclea, lá dentro do ouvido.

    O estímulo que começou quando a gente falou ou tocou um instrumento, depois de percorrer todo esse caminho, chega ao nervo auditivo, que leva a mensagem até a área da audição no nosso cérebro.

    Vamos recapitular?

    Vibrações no ar, tímpano, pequenos ossinhos, cóclea, nervo auditivo e córtex cerebral. O nosso cérebro interpreta o que escutamos! Na verdade, nosso ouvido capta o som, mas nosso cérebro que escuta!

    Isso não é superinteressante?

Fernanda Gregory. Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/como-eu-escuto/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) dar um conselho.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Releia o trecho abaixo:

“Essas vibrações entram no nosso ouvido e batem, como um tambor […]”

O vocábulo “como” indica:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – No segmento “As batidas no tímpano movimentam três ossinhos muito pequenos que temos no ouvido.”, o termo sublinhado foi usado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 4 – Na parte “O estímulo que começou quando a gente falou ou tocou um instrumento […]”, a expressão destacada é um exemplo da linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] leva a mensagem até a área da audição no nosso cérebro.”, a autora do texto expõe a função:

(     ) da cóclea.

(     ) do tímpano.

(     ) do nervo auditivo.

 

Questão 6 – Na frase “O nosso cérebro interpreta o que escutamos!”, o termo grifado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 7 – Observe este fragmento do texto:

“Na verdade, nosso ouvido capta o som, mas nosso cérebro que escuta!”

O fato sublinhado:

(     ) conclui o fato anterior.

(     ) justifica o fato anterior.

(     ) ressalva o fato anterior.

 

Questão 8 – Em “Isso não é superinteressante?”, a autora dirige-se aos leitores para expressar:

(     ) um desejo.

(     ) uma opinião.

(     ) uma recomendação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário