Interpretação de texto: Comendo pimenta – 3º ano e 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta aos alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Comendo pimenta.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

COMENDO PIMENTA

    Era uma vez um jovem que sempre estava roubando. Ele roubava maçãs do pomar do fazendeiro. Ele roubava bolos do cesto do padeiro

    Um dia, ele foi pego roubando pimentas vermelhas do mercado. Essas pimentas haviam sido trazidas de navio lá da índia e eram muito caras.

    Os soldados o levaram para a corte e narraram o incidente ao rei.

    O rei pediu ao jovem para escolher seu  próprio castigo entre três opções.

    O rei decretou:   

    – Você pode comer todas as pimentas do mercado, você pode receber mil chicotadas ou você pode pagar uma multa.

    Sem pensar duas vezes, o jovem disse que comeria todas as pimentas de bom grado. Um saco de pimentas vermelhas foi levado diante dele. Depois de apenas cinco pimentas, o rosto do jovem ficou vermelho e lágrimas começaram a verter de seus olhos. Ele implorou por uma alteração da pena e suplicou por mil chicotadas. Uma vez mais, após cinco chicotadas, o jovem não suportou a dor e implorou para pagar a multa.

    O jovem sabia agora a dor de cada punição e nunca mais subestimou uma punição.

Autor desconhecido.

 

Questões

1)   Qual é o título do texto?

R:

 

2)   Quais são os personagens principais da história?

R:

 

3)   Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)   O que jovem costumava fazer?

R:

 

5)   Por que o jovem foi preso?

R:

 

6)   Quais opções de castigo o rei deu ao jovem?

R:

 

7)   Qual foi a primeira escolha do jovem? O que aconteceu?

R:

 

8)   Qual foi sua segunda escolha? O que aconteceu a seguir?

R:

 

9)  Em sua opinião o que levou o jovem a escolher as duas primeiras opções, primeiro?

R:

 

10)     Faça uma ilustração da história:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: