Interpretação de texto: Colheita de inverno – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Colheita de inverno.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Colheita de inverno

    Os dias eram mais curtos durante o inverno. Por isso, era hora de a família ranço hibernar.
    O doutor Ranço não estava dormindo, mas ele estava descansando na toca. A coelha Filó decidiu dar vitaminas aos seus filhotes, pois o inverno prometia ser muito rigoroso.
    – Mas você não pode incomodar o doutor Ranço! – Disse o papai coelho. – É inverno, ele não sai da toca.
    – Bom sendo assim sou eu que irei vê-lo! – decidiu Filó.
    Filó encontrou o doutor Ranço, que estava de pantufas.
    – Ah é você, Filó! – exclamou. – Não estou fazendo muitas consultas nesta estação. Mas é bom vê-la, acabaram minhas sementes de roseira-brava para proteger minha família. Você conhece alguém que poderia trazer para mim?
    A coelha hesitou, depois propôs uma oferta ao doutor Ranço
    – Vou trazer o suficiente para duas famílias, e nós dividiremos a porção.
    – Combinado Filó! – aprovou o doutor Ranço. – E eu a nomeio minha assistente!

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Durante o inverno como são os dias?
R.

 

3) A coelha Filó decidiu dar vitaminas aos seus filhotes, pois o inverno prometia ser muito rigoroso. Quem ela foi procurar?
R.

 

4) Por que o papai coelho não queria que a coelha Filó fosse falar com o doutor Ranço?
R.

 

5) O que o doutor Ranço falou para Filó?
R.

 

6) O que o doutor Ranço perguntou a Filó?
R.

 

7) O que Filó respondeu ao doutor Ranço?
R.

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: