Interpretação de texto, “Coleção que vem do mar”, que trata de um curioso museu pernambucano que exibe diversificadas espécies marinhas. A atividade é dirigida aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Coleção que vem do mar – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Coleção que vem do mar – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Coleção que vem do mar – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Coleção que vem do mar
Tem gente que adora colecionar coisas. Moedas, adesivos, espécies marinhas… Epa! Espécies marinhas?! É isso mesmo. Há 60 anos, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco começou uma coleção de peixes, esponjas, moluscos e muitos outros bichos que hoje estão expostos no Museu Professor Petrônio Alves Coelho.
Ao todo, o local abriga mais de 30 mil amostras de organismos marinhos e, além de ajudar os cientistas a conhecerem a biodiversidade da região, recebe muitos visitantes curiosos. Se você ficou com vontade de ver a coleção de pertinho, chame seus amigos e agende uma visita!
Disponível em: http://chc.org.br. Acesso em: 22/05/2016.
Questões
Questão 1 – Identifique os fins a que se presta o “Museu Professor Petrônio Alves Coelho”:
R:
Questão 2 – “Se você ficou com vontade de ver a coleção de pertinho, chame seus amigos e agende uma visita!”. Essa passagem funciona como:
a) uma ordem
b) um desejo
c) um convite
d) um pedido
Questão 3 – Em “[…] coleção de peixes, esponjas, moluscos […]”, os termos sublinhados são:
a) adjetivos
b) substantivos
c) advérbios
d) verbos
Questão 4 – “Ao todo, o local abriga mais de 30 mil amostras de organismos marinhos […]”. Indique termos que possam substituir o verbo destacado:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.