Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Coisas lindas.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Coisas lindas – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Coisas lindas – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Coisas lindas – 3º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Coisas lindas
Está na época da limpeza da primavera, na ilha dos Pirilampos. Enquanto as mães limpam como loucas as casas, as crianças recolhem secretamente as coisas que as mães querem jogar fora. Elas estão todas reunidas no esconderijo, com grandes caixas cheias dos tesouros.
– Podemos fazer algumas coisas lindas com este lixo, quero dizer, com estas coisas – a ovelha Babi diz.
– Você tem razão – a girafa Giro concorda. – Vamos usá-las para arrumar o nosso esconderijo!
– Isso mesmo! – Dino apoia a ideia.
– Vamos usar estes pratos velhos para deixar a entrada do lado de fora do esconderijo um pouco mais difícil para os adultos entrarem – Giro sugere.
– Sim! Assim será só para nós, e ninguém mais poderá entrar. É claro, a não ser que saibam a senha – Dino replica.
– E só nós sabemos! – Babi dá uma risadinha.
Em pouco tempo, eles usam toda a tralha para mudar a entrada.
– Está perfeito! – diz Zag. Ela dá os últimos toques à porta que estava pintando.
Eles passam agachados pela porta ainda menor e se reúnem lá eles passam agachados pela porta ainda menor e se reúnem lá dentro. Então olham em volta, admirando sua pequena obra de arte.
– Está muito mais acolhedora – Babi sussurra, aconchegando-se em Zag.
– O Giro é um gênio! – Eles gritam juntos, e todos começam a rir.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) O que as crianças fazem, na limpeza da primavera?
R.
3) Quando estão todas reunidas com caixas cheias dos tesouros. O que a ovelha Babi diz?
R.
4) O que Giro sugere fazer com os pratos?
R.
5) O que eles fazem depois que passam pela porta menor?
R.
6) O que Babi acha do esconderijo depois que eles arrumaram?
R.
Por Hélia Higa.