Interpretação de texto: Circo – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o circo. O circo da forma que conhecemos hoje surgiu durante o Império Romano.  Que tal saber mais a respeito da história do circo? Quando ele chegou ao Brasil? Ficou curioso (a)? Então, leia com  muita atenção o texto “27 de março: Dia do Circo”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                            DATA:

PROF:                                                                                 TURMA:

NOME:

Leia:

27 de março: Dia do Circo

    O circo da forma que conhecemos hoje surgiu durante o Império Romano. O primeiro circo famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com uma capacidade média para 150 mil pessoas. Na época, a atração principal era a corrida de carruagens, mas com o passar do tempo foram surgindo outras atrações, como as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. 

    Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, os artistas populares passaram a fazer apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Em 1768, em Londres, foi inaugurado o Anfiteatro Real das Artes, onde as apresentações comuns foram alternadas para chamar a atenção do público. Os números deixaram de ter apenas apresentações equestres e passaram a ter números com palhaços, acrobatas e malabaristas.

    O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Essas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos vindos também da Europa, apresentavam-se ao público de cidade em cidade, nos espaços que lhes eram cedidos.

    Depois de atingir seu auge na primeira metade do século XX, o circo sofreu as consequências da remodelação das formas tradicionais e perdeu público devido à popularização do cinema e da televisão. Nos anos 80, surgiram iniciativas de revitalização de sua riqueza, obtida graças à apropriação de elementos de diferentes culturas, linguagens artísticas e regionais.

    As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usava a mímica como base. Já no Brasil, o palhaço fala muito, utiliza uma comédia mais simples, com coisas do cotidiano, linguagem coloquial e também instrumentos musicais, como o violão. 

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe a palavra-chave do texto no período abaixo:

 “O circo da forma que conhecemos hoje surgiu durante o Império Romano.”

 

Questão 2 – Identifique a atração do circo que surgiu primeiro:

(     ) “a corrida de carruagens”.

(     ) “as lutas de gladiadores”.

(     ) “as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns”.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] onde as apresentações comuns foram alternadas para chamar a atenção do público.”, o termo “onde” retoma um lugar. Identifique-o:

(     ) “praças públicas”.

(     ) “feiras”.

(     ) “o Anfiteatro Real das Artes”.

 

Questão 4 – Em “O circo chegou ao Brasil por volta de 1830 […]”, a expressão grifada indica:

(     ) uma circunstância de tempo exata.

(     ) uma circunstância de tempo suposta.

(     ) uma circunstância de tempo aproximada.

 

Questão 5 – No segmento “Os ciganos vindos também da Europa, apresentavam-se ao público de cidade em cidade […]”, o verbo destacado exprime:

(     ) uma ação dos ciganos vindos da Europa.

(     ) um estado dos ciganos vindos da Europa.

(     ) uma característica dos ciganos vindos da Europa.

 

Questão 6 – Na frase “Nos anos 80, surgiram iniciativas de revitalização de sua riqueza, obtida graças à apropriação de elementos de diferentes culturas […]”, “graças à” introduz um fato que:

   ) é a causa do fato anterior.

(     ) é a finalidade do fato anterior.

(     ) é a consequência do fato anterior.

 

Questão 7 – Em “O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usava a mímica como base. Já no Brasil, o palhaço fala muito, utiliza uma comédia mais simples […]”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião sobre o palhaço europeu e o palhaço brasileiro.

(     ) faz uma comparação entre o palhaço europeu e o palhaço brasileiro.

(     ) levanta uma hipótese sobre o palhaço europeu e o palhaço brasileiro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: