Início Série8º ano Interpretação de texto: Cavalos-marinhos – 8º ano

Interpretação de texto: Cavalos-marinhos – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do oitavo ano, sobre os cavalos-marinhos. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia o texto e, na sequência, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Sabia que há fatores que podem prejudicar os estoques naturais de cavalos-marinhos? Muito sério, não?

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

No mundo, existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos distribuídas em todos os continentes, em regiões tropicais e temperadas.

    Os cavalos-marinhos são peixes ósseos (teleósteos) que pertencem ao gênero Hippocampus e à família Syngnathidae. No mundo, existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos distribuídas em todos os continentes, em regiões tropicais e temperadas.

    As três espécies brasileiras encontram-se distribuídas ao logo da costa do nosso País. Habitam ambientes semelhantes, porém H. reidi, espécie mais facilmente encontrada, ocupa tanto os estuários, quanto o mar. Hippocampus erectus e H. patagonicus ocupam o ambiente marinho, sendo raros os registros em estuários.

    Os cavalos-marinhos, em regiões tropicais (temperatura média de 28ºC), apresentam um período de incubação dos ovos em torno de 12 dias, podendo parir mais de 1500 cavalinhos, dependendo da idade do casal. Reproduzem o ano inteiro e a partir de um ano de vida, os casais formados já conseguem produzir mais de 1000 alevinos por gestação.

    Observamos para H. reidi, o clássico comportamento monogâmico (em laboratório), porém, não foi o que aconteceu com H. erectus. Nessa espécie ocorreram diversos comportamentos, inclusive, machos cortejando machos, mesmo na presença de fêmeas. Para H. patagonicus, Dr Diego Luzzatto informou (comunicação pessoal) que em seus estudos e cultivos da espécie, os pares apresentaram monogamia, porém eventualmente trocaram de parceiros e que o tempo de incubação dos ovos é de 17-22 dias, dependendo da temperatura.

    As três espécies apresentam comportamento e preferências alimentares muito semelhantes, sendo estas, à base de pequenos crustáceos. Os cavalos-marinhos exibem baixa mobilidade e fecundidade, quando comparados às outras espécies de teleósteos, ainda assim, essas características seriam suficientes para a manutenção dos estoques naturais, não fosse a pressão imposta através da pesca incidental ou direcionada e a degradação ambiental causando a perda de habitats.

Disponível em: <http://www.projetohippocampus.org/site/>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, a palavra-chave do título do texto:

No mundo, existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos distribuídas em todos os continentes, em regiões tropicais e temperadas.

 

Questão 2 – Aponte a espécie de cavalo-marinho mais encontrada no Brasil:

a) Syngnathidae

b) Hippocampus reidi

c) Hippocampus erectus

d) Hippocampus patagonicus

 

Questão 3 – O texto lido atende ao propósito de:

a) criticar

b) explicar

c) entreter

d) convencer

 

Questão 4 – Na oração “Reproduzem o ano inteiro […]”, o verbo grifado tem como sujeito:

a) “Os cavalos-marinhos”

b) “1500 cavalinhos”

c) “os casais formados”

d) “1000 alevinos”

 

Questão 5 – Assinale a alternativa que não contém um fator prejudicial à manutenção dos estoques naturais de cavalos-marinhos:

a) “pesca incidental”.

b) “pesca direcionada”.

c) “degradação ambiental”.

d) “baixa mobilidade e fecundidade”.

 

Questão 6 – Em “[…] porém eventualmente trocaram de parceiros […]”, o vocábulo destacado poderia ser substituído por:

a) frequentemente

b) raramente

c) ocasionalmente

d) momentaneamente

 

Questão 7 – Algumas expressões aparecem em itálico no texto porque:

a) são pouco conhecidas.

b) são estrangeiras.

c) são de autoria alheia.

d) foram escritas incorretamente.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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