Início Série3º ano Interpretação de texto: Cata-ventos bombeiam água – 3º ano

Interpretação de texto: Cata-ventos bombeiam água – 3º ano

por helia pereira

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Cata-ventos bombeiam água.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

 

Cata-ventos bombeiam água

    O cata-vento é tão velho como a própria civilização. Sem dúvida alguma, a forma mais econômica e segura de bombear água.
    O inventor desse aparelho é desconhecido; Sabemos que os chineses já utilizavam o cata-vento antes de Cristo.
São pás firmadas em um mastro ou torre. Conforme o vento sopra, as pás se movimentam e bombeiam água do solo.
    De instalação fácil, em poço comum de até 60 metros de profundidade, tem capacidade para 1.000 a 3.000 litros por hora e proporciona permanente suprimento de água em fazendas, sítios e chácaras.
    O uso do cata-vento pode proporcionar uma redução de gastos com água e também com energia elétrica, pois o aparelho funciona apenas com a ação do vento.
    Como consequência de seu uso, o cata-vento também valoriza a propriedade rural, deixando-a mais bonita e chamativa.

Cata-ventos bombeiam água. Disponível em HTTP://www.cataventosfenix.com.br.Acesso em 12 de jan2006 para fins didáticos.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Qual a idade do cata-vento?
R.

 

3) Quem foi o inventor desse aparelho?
R.

 

4) Como são construídos os cata-ventos?
R.

 

5) Como é a instalação desses cata-ventos?
R.

 

6) Os cata-ventos têm capacidade de retirar quantos litros de água por hora?
R.

 

7) O uso de cata- ventos gera redução de gastos?
R.

 

8) Qual a consequência de seu uso?
R.

 

Por Hélia Higa.

Deixe um Comentário