Início Série6º ano Interpretação de texto: Carro de papel – 6º ano

Interpretação de texto: Carro de papel – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro Auto Futuro. Nele, os autores Davide Cali e Maurizio Santucci nos apresentam carros bem diferentes! Um deles é o carro-focinho, que fareja vagas para estacionar a 200 metros de distância. Muito curioso, não? Saiba mais sobre esse e outros carros que têm as suas vantagens, mas também desvantagens, lendo o texto Carro de papel! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em Word que pode ser editado, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                               DATA:

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Carro de papel

    Quando se fala em carro do futuro, a maioria das pessoas pensa em automóveis que não vão mais precisar de gasolina ou álcool, cujas portas abrem para cima e são superequipados com o que há de mais moderno em tecnologia. É assim que você pensa o seu carro do futuro? Pois Davide Cali e Maurizio Santucci tiveram uma ideia diferente em Auto Futuro, um livro que, além de ser livro, vem com páginas para recortar e montar os carrinhos (paper toy). Tanto a leitura como a brincadeira são muito, mas muito legais.

    Tem, por exemplo, o carro-cacto, que é descrito como muito útil para manter os cachorros e os ladrões longe, já que é um veículo espinhento. O problema é que seus assentos também espetam! Tem também o carro-focinho, que fareja vagas para estacionar a 200 metros de distância. Perfeito para ir a um shopping center. Mas precisa de muito cuidado para não ficar resfriado.

    Tem ainda o carro-encomenda: se você não encontrar uma vaga, pode enviá-lo para casa pelo correio. O ruim é ter de colar 923 selos a cada vez que for mandá-lo pelo correio. E tem carro-banheira, carro-piquenique, carro migratório, carro invisível, carro peixe-gato…

    […]

Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) divulgar o livro “Auto Futuro”.

(     ) ensinar a fazer um carro de papel.

(     ) noticiar um fato sobre carros do futuro.

 

Questão 2 – Quem escreveu o texto acima?

(     ) Davide Cali.

(     ) Maurizio Santucci.

(     ) Aryane Cararo.

 

Questão 3 – Releia o primeiro parágrafo. Em seguida, localize a parte em que o autor ou a autora do texto dialoga diretamente com o leitor:

 

Questão 4 – Há uma opinião sobre o livro “Auto Futuro” na passagem:

(     ) “[…] a maioria das pessoas pensa em automóveis que não vão mais precisar […]”

(     ) “Tanto a leitura como a brincadeira são muito, mas muito legais.”

(     ) “O problema é que seus assentos também espetam!”

 

Questão 5 – No segmento “[…] vem com páginas para recortar e montar os carrinhos (paper toy).”, o termo “para” exprime:

(     ) lugar

(     ) tempo

(     ) finalidade

 

Questão 6 – No fragmento “[…] manter os cachorros e os ladrões longe, já que é um veículo espinhento […]”, a expressão “já que” poderia ser substituída por:

(     ) “mas”

(     ) “pois”

(     ) “portanto”

 

Questão 7 – Em “Mas precisa de muito cuidado para não ficar resfriado.”, o texto refere-se:

(     ) ao carro-cacto.

(     ) ao carro-focinho.

(     ) ao carro-encomenda.

 

Questão 8 – No trecho “[…] se você não encontrar uma vaga, pode enviá-lo para casa pelo correio.”, a palavra “se” expressa:

(     ) um desejo

(     ) uma certeza

(     ) uma suposição

 

Questão 9 – Na frase “[…] pode enviá-lo para casa pelo correio.”, o vocábulo “pelo” indica:

(     ) o meio de se enviar o “carro-encomenda”.

(     ) o modo de se enviar o “carro-encomenda”.

(     ) a origem de se enviar o “carro-encomenda”.

 

Questão 10 – No final do texto, as reticências foram usadas para sinalizar:

(     ) um clima de suspense.

(     ) uma citação incompleta.

(     ) a continuidade dos carros.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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