Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cardeal-amarelo. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cardeal-amarelo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cardeal-amarelo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cardeal-amarelo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cardeal-amarelo
O cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) é um pássaro da família Emberizidae, os pardais do Novo Mundo, um grupo que inclui aves como os tico-tico, os caboclinhos e os papa-capins. A espécie é natural do Uruguai, do leste da Argentina e do sul do Brasil.
Medindo cerca de 19,2 cm de comprimento, a coloração de suas penas é amarela e preta, mais distinta nos machos. As fêmeas se diferenciam por uma faixa superciliar e estria malar (um “bigode”) brancos e o peito cinzento. São pássaros de extraordinária beleza física e sonora.
A espécie vive em bosques abertos, savanas, regiões arbustivas e em campos sujos, áreas propícias aos seus hábitos alimentares: sementes, frutos e insetos que encontra no chão.
Os cardeais são geralmente vistos aos pares ou em pequenos grupos. Em determinadas regiões da Argentina, entretanto, podem ocasionalmente formar bandos de até 50 indivíduos.
A fêmea põe de três a quatro ovos em um ninho em forma de tigela, construído com gravetos, fibras. Os filhotes nascem após 12 ou 13 dias.
Os cardeais são ameaçados pela captura crônica de indivíduos na natureza para criação em cativeiro ou para o comércio ilegal de pássaros silvestres. A plumagem exuberante e o canto agradável tornam a espécie cobiçada pelos entusiastas de aves cantoras. A destruição e a descaracterização do habitat, promovidas pela expansão da orizicultura no Rio Grande do Sul, além da conversão dos campos da serra do Sudeste em plantações de eucalipto também ameaçam a espécie.
Os esforços de preservação do cardeal-amarelo são alvo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Disponível em: <https://oeco.org.br/noticias/27708-cardeal-amarelo-salve-salve/>. (Com cortes e adaptações).
QUESTÕES
Questão 1 – Na passagem “A espécie é natural do Uruguai, do leste da Argentina e do sul do Brasil.”, o texto refere-se:
( ) ao tico-tico.
( ) ao papa-capim.
( ) ao cardeal-amarelo.
Questão 2 – Em “Medindo cerca de 19,2 cm de comprimento, a coloração de suas penas é amarela e preta, mais distinta nos machos.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – No trecho “[…] estria malar (um ‘bigode’) […]”, a informação entre parênteses é:
( ) uma correção.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 4 – No fragmento “A espécie vive em bosques abertos, savanas, regiões arbustivas e em campos sujos […]”, “e” indica:
( ) adição.
( ) oposição.
( ) conclusão.
Questão 5 – Na parte “Em determinadas regiões da Argentina, entretanto, podem ocasionalmente formar bandos de até 50 indivíduos.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 6 – Releia:
“Os cardeais são ameaçados pela captura crônica de indivíduos na natureza para criação em cativeiro ou para o comércio ilegal de pássaros silvestres.”
O vocábulo “para”, empregado duas vezes nesse fragmento, introduz:
( ) as condições da captura de cardeais-amarelos na natureza.
( ) as finalidades da captura de cardeais-amarelos na natureza.
( ) as consequências da captura de cardeais-amarelos na natureza.
Questão 7 – Identifique o segmento que apresenta uma opinião:
( ) “São pássaros de extraordinária beleza física e sonora.”
( ) “[…] áreas propícias aos seus hábitos alimentares: sementes, frutos e insetos […]”
( ) “A fêmea põe de três a quatro ovos em um ninho em forma de tigela […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.