Início Série6º ano Interpretação de texto: Cara vermelha – 6º ano

Interpretação de texto: Cara vermelha – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o uacari-branco. Já ouviu falar desse macaco? Poucos animais chamam tanto a atenção quanto o uacari-branco. Quer saber por quê? Então, leia o texto “Tem cara vermelha, é branco e careca! Que bicho é esse?”. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                       DATA:

PROF:                                                                            TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Tem cara vermelha, é branco e careca! Que bicho é esse?

    Poucos animais chamam tanto a atenção quanto o uacari-branco. Afinal, quem não pararia para observar esse macaco de rosto vermelho e pelo branco, capaz de saltar cerca de 30 metros na hora de passar de uma árvore a outra? Encontrado apenas no Brasil, esse animal merece mesmo todos os olhares! Ainda mais porque tem muitas outras características curiosas…

    Para começar, o uacari-branco é careca. Por isso, recebeu dos cientistas o nome Cacajao calvus calvus, já que a palavra “calvo” vem do latim calvus, que significa “sem cabelo”. Mas se falta pelo na cabeça do uacari-branco, o mesmo não se pode dizer do seu corpo. Ele é todo coberto por longos pelos de cor branca. A exceção fica por conta da barriga, que apresenta pelos amarelos-avermelhados.

    O rosto vermelho da espécie, por sua vez, pode ser um trunfo na hora em que o uacari-branco precisa encontrar um par. Isso mesmo! Esse macaco vive em bandos compostos por até 50 animais e, na época da reprodução, nos meses de março e abril, quem tem o rosto mais vermelho chama mais a atenção e tem mais chance de encontrar um parceiro para ter filhotes. Afinal, a cor vermelha do rosto é um sinal de boa saúde!

    E já que falamos em filhotes… O tempo de gestação do uacari-branco dura, aproximadamente, seis meses e apenas um filhote nasce a cada vez. O recém-nascido é carregado pela mãe e fica bem agarrado à sua barriga, mas quando completa dois meses, pula para as suas costas. Ao contrário dos seus pais, o bebê uacari-branco tem o corpo coberto de pelos cinza-escuro e não é careca. Essa espécie de macaco nasce com pelos na cabeça, mas os perde conforme vão ficando mais velhos.

    O uacari-branco vive no topo das árvores mais altas da Floresta Amazônica, onde passa o dia procurando alimento. Porém, não está por toda a mata. Ocorre somente nas áreas inundadas pelos rios de águas claras, lugares conhecidos como várzeas amazônicas. Para se alimentar, desce para os ramos mais baixos das árvores. Come sementes, brotos, folhas, insetos e, enquanto os outros macacos se alimentam de frutos maduros, essa espécie gosta de comer frutos verdes. Além disso, não vai até o chão para beber água, mesmo vivendo à beira de rios. Prefere lamber as folhas e tomar a água das chuvas que se acumula em plantas chamadas bromélias. Outro detalhe curioso: o nome uacari foi dado pelos índios e representa o som emitido pelo animal.

    O desmatamento é a pior ameaça ao uacari-branco. Para impedir a extinção desse animal, devemos preservar o ambiente em que ele vive, evitando a sua destruição. Somente assim, o uacari-branco vai ter sempre o que comer e onde viver!

Alline Storni. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 173. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Leia o que se afirma sobre o texto lido:

I. O uacari-branco é uma espécie endêmica no Brasil.

II. O uacari-branco vai ficando careca com o passar do tempo.

III. O período de reprodução do uacari-branco dura dois meses.

IV. O uacari-branco alimenta-se da mesma forma que os demais macacos.

Está correto o que se afirma em:

(     ) I e IV.

(     ) II e III.

(     ) I, II e III.

 

Questão 2 – Segundo a autora do texto, os cientistas deram o nome de Cacajao calvus calvus ao uacari-branco, porque:

(     ) ele é careca.

(     ) ele tem a cara vermelha.

(     ) ele tem os pelos brancos.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, o rosto vermelho do uacari-branco ajuda na época da reprodução. Explique.

R:

 

Questão 4 – Quando completa dois meses, o uacari-branco:

(     ) “é carregado pela mãe”.

(     ) “fica bem agarrado à barriga da mãe”.

(     ) “pula para as costas da mãe”.

 

Questão 5 – Identifique um hábito do uacari-branco:

(     ) “Ele é todo coberto por longos pelos de cor branca.”

(     ) “A exceção fica por conta da barriga, que apresenta pelos amarelos-avermelhados.”

(     ) “Prefere lamber as folhas e tomar a água das chuvas que se acumula em plantas […]”

 

Questão 6 – Releia este período do texto:

“O uacari-branco vive no topo das árvores mais altas da Floresta Amazônica, onde passa o dia procurando alimento. Porém, não está por toda a mata.”

 No período acima, a palavra “Porém” introduz um fato:

(     ) que conclui o fato anterior.

(     ) que ressalva o fato anterior.

(     ) que compensa o fato anterior.

 

Questão 7 – No trecho “Ocorre somente nas áreas inundadas pelos rios de águas claras […]”, o vocábulo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “principalmente”.

(     ) “exclusivamente”.

(     ) “esporadicamente”.

 

Questão 8 – Na passagem “Outro detalhe curioso: o nome uacari foi dado pelos índios e representa o som emitido pelo animal.”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma condição.

(     ) uma explicação.

 

Questão 9 – Em “Para impedir a extinção desse animal, devemos preservar o ambiente em que ele vive, evitando a sua destruição.”, a autora do texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá uma ordem.

(     ) expõe um pedido.

 

Questão 10 – Na frase “[…] o uacari-branco vai ter sempre […]”, a locução equivale ao verbo:

(     ) “tem”.

(     ) “terá”.

(     ) “teria”.

 

Questão 11 – O texto sobre o uacari-branco tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário