Início Série5º ano Interpretação de texto: Capital Nacional do Reggae – 5º ano

Interpretação de texto: Capital Nacional do Reggae – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Capital Nacional do Reggae. Sabia que São Luís do Maranhão acabou de receber esse título? Vamos nos informar mais a respeito desse fato? Então, leia atentamente o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

São Luís do Maranhão recebe o título de Capital Nacional do Reggae

Ritmo jamaicano chegou no final da década de 1970 ao Brasil

    Adotado pela cultura maranhense no final da década de 1970, principalmente pela população da capital, o reggae, encontrou na periferia da cidade o lugar propício para ficar e ganhar características próprias na versão nacional: dançada a dois e embalada pelas radiolas, que são as tradicionais paredes formadas por caixas de som.

    Passados quase 50 anos, São Luís agora é Capital Nacional do Reggae, reconhecida pela Lei 14.668, publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União.

    Criado na Jamaica, no final da década de 1960, o ritmo é uma derivação do ska, gênero musical que mistura elementos caribenhos ao blues, originário no canto de saudade que dava ritmo ao trabalho dos africanos escravizados; criando um ritmo alegre, dançante e que fala da discriminação racial.

    Foi a partir de músicos jamaicanos que tocavam o ska, como Toots Hibbert, da banda The Maytals, que o ritmo e o termo originário da palavra rags – farrapos, em tradução livre – ganharam o mundo por meio de pioneiros, como The Wailers, banda formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer.

    O ritmo, embalado por letras com críticas sociais contra o preconceito, a desigualdade e a pobreza, chegou aos maranhenses por meio das ondas curtas de rádios caribenhas e por lá ficou. Ganhou jeito de dançar, bailes aparelhados, DJs dedicados, clubes, programas de rádio e bandas como a Tribo de Jah, que na década de 1980 difundiu a versão nacional do reggae, nascida na Jamaica brasileira.

Fabíola Sinimbú
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/sao-luis-do-maranhao-recebe-o-titulo-de-capital-nacional-do-reggae>. Publicado em: 12 de setembro de 2023. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ritmo jamaicano chegou no final da década de 1970 ao Brasil”, o texto refere-se ao:

(     ) ska.

(     ) blues.

(     ) reggae.

 

Questão 2 – Releia:

“[…] encontrou na periferia da cidade o lugar propício para ficar e ganhar características […]”

Cite um vocábulo com o mesmo sentido que foi destacado nessa parte do texto:

 

Questão 3 –  O trecho “Passados quase 50 anos, São Luís agora é Capital Nacional do Reggae, reconhecida pela Lei 14.668, publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – No segmento “[…] criando um ritmo alegre, dançante e que fala da discriminação racial.”, o termo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Identifique a finalidade do uso dos travessões no texto:

 

 

Questão 6 – Segundo o texto, o reggae surgiu:

(     ) no final da década de 1960.

(     ) no final da década de 1970.

(     ) na década de 1980.

 

Questão 7 – No fragmento “Ganhou jeito de dançar, bailes aparelhados, DJs dedicados, clubes, programas de rádio e bandas como a Tribo de Jah […]”, a palavra “como”:

(     ) introduz uma causa.

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido tem o objetivo de:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário