Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma cantora da floresta. Que cantora será essa, hein? Vamos conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cantora da floresta – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cantora da floresta – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cantora da floresta – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cantora da floresta
Entre as aves cantoras mais famosas, a araponga se destaca porque produz um som muito alto – muito alto mesmo! Seu canto é estridente, parece o som de um martelo batendo em uma bigorna: “Pengue!”. Por causa disso, ganhou o apelido de ferreiro e é considerada uma das vozes mais potentes da Mata Atlântica.
A araponga também chama a atenção por sua plumagem. O macho é totalmente branco, com a garganta e a região em torno dos olhos sem penas e de cor azul-esverdeada. A fêmea é mais discreta. Apesar de ser colorida, sua plumagem tem tons claros: o dorso é verde-oliva, os lados e o topo da cabeça se apresentam cinza e a garganta, que também é cinza, tem listras esbranquiçadas. Ela tem, ainda, a barriga amarelo-pálido com listras verde-oliva. O bico, tanto do macho quanto da fêmea, é preto.
Falando em bico, essa é uma parte em que a araponga se diferencia bastante da maioria das aves, pois pode abri-lo muito. É assim que ela consegue abocanhar frutos grandes, como os das palmeiras, que são partidos e engolidos aos pedaços; já os pequenos frutos, ela engole inteiros.
Mesmo ouvindo seu som pela floresta, é difícil avistar a araponga porque seu canto ecoa entre as árvores, dando a sensação de que vem de vários lados. Além disso, essa ave voa alto e costuma pousar na copa das árvores, o que dificulta ainda mais sua observação. […]
A fêmea põe um ovo de coloração pardo-avermelhada. Seu ninho tem o formato de uma tigela rasa. Entre os materiais que usa para construí-lo estão os musgos e as raízes de epífitas – um tipo de planta que utiliza arbustos e árvores como suporte.
Como as outras espécies da sua família, a araponga desempenha um importante papel na manutenção das florestas. Ela espalha as sementes das plantas das quais se alimenta por meio das fezes ou do regurgito, ou seja, quando vomita – argh! – as sementes que engoliu.
A araponga está ameaçada pelo desmatamento de seu habitat e – imagine! – por sua cantoria! Seu canto atrai caçadores, que capturam a ave para vender. Denuncie, caso veja uma ave dessas à venda, para que a araponga continue a soltar sua voz em liberdade e continue a espalhar sementes na floresta, ajudando a manter a Mata Atlântica.
Lívia Dias Cavalcante de Souza, Luciana Barcante e Maria Alice S. Alves.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 232.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Seu canto é estridente, parece o som de um martelo batendo em uma bigorna: “Pengue!”.”, o texto refere-se ao canto:
Questão 2 – O trecho “[…] o dorso é verde-oliva, os lados e o topo da cabeça se apresentam cinza e a garganta, que também é cinza, tem listras esbranquiçadas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Segundo o texto, a araponga “consegue abocanhar frutos grandes, como os das palmeiras”. Por quê?
Questão 4 – As autoras do texto citam os fatores que dificultam a observação da araponga. Transcreva esses fatores:
Questão 5 – No segmento “Como as outras espécies da sua família, a araponga desempenha um importante papel na manutenção das florestas.”, o termo “Como”:
( ) exprime uma causa.
( ) introduz um exemplo.
( ) inicia uma comparação.
Questão 6 – De acordo com o texto, a araponga dispersa as sementes das plantas de que se alimenta de duas formas. Entre essas formas, está o regurgito. O que é regurgitar?
( ) “defecar”.
( ) “vomitar”.
( ) “engolir”.
Questão 7 – Em “Denuncie, caso veja uma ave dessas à venda, para que a araponga continue a soltar sua voz em liberdade e continue a espalhar sementes na floresta […]”, as autoras buscam:
( ) advertir o leitor.
( ) aconselhar o leitor.
( ) conscientizar o leitor.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.