Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o caju. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Caju – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Caju – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Caju – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Caju
O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence à família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo. Em geral, o tronco é tortuoso e ramificado. Dependendo da época, as folhas podem ser róseas ou verdes. As condições ideais para o cultivo do caju são encontradas no litoral do Norte e do Nordeste, a partir do clima tropical e subtropical.
De junho a novembro, a árvore apresenta flores pequenas, branco-rosadas e perfumadas. A safra acontece de janeiro a fevereiro. O verdadeiro fruto da espécie é a parte conhecida como a castanha-do-caju, e o que é considerado popularmente como fruto é na verdade uma haste carnosa, o pseudofruto. Ele pode ser amarelo, vermelho ou apresentar cor intermediária, sendo rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Entre os benefícios para a saúde, a haste carnosa é indicada para o combate do reumatismo e eczemas de pele.
A castanha-do-caju também é um alimento bastante nutritivo. Tanto o fruto quanto o pseudofruto do cajueiro são utilizados de diversas formas na culinária, em sucos, doces, licores, sorvetes, vinhos, xaropes e vinagres.
Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/caju/>.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento:
“O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence à família Anacardiaceae.”
Nesse fragmento, o texto:
( ) define.
( ) conclui.
( ) compara.
Questão 2 – O segmento “O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Em “De junho a novembro, a árvore apresenta flores pequenas, branco-rosadas e perfumadas.”, a expressão sublinhada:
( ) retoma o cajueiro.
( ) apresenta o cajueiro.
( ) caracteriza o cajueiro.
Questão 4 – No trecho “A safra acontece de janeiro a fevereiro.”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Leia a seguintes afirmações:
I. O fruto do caju é a haste carnosa.
II. A castanha-do-caju é o fruto do caju.
III. A haste carnosa do caju é o pseudofruto.
IV. O fruto e o pseudofruto do caju são muito nutritivos.
De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:
( ) I e IV.
( ) II e III.
( ) II, III e IV.
Questão 6 – Observe esta passagem do texto:
“Entre os benefícios para a saúde, a haste carnosa é indicada para o combate do reumatismo e eczemas de pele.”
O termo destacado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.