Início Série5º ano Interpretação de texto: Caju – 5º ano

Interpretação de texto: Caju – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o caju. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Caju

    O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence à família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

    O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo. Em geral, o tronco é tortuoso e ramificado. Dependendo da época, as folhas podem ser róseas ou verdes. As condições ideais para o cultivo do caju são encontradas no litoral do Norte e do Nordeste, a partir do clima tropical e subtropical.

    De junho a novembro, a árvore apresenta flores pequenas, branco-rosadas e perfumadas. A safra acontece de janeiro a fevereiro. O verdadeiro fruto da espécie é a parte conhecida como a castanha-do-caju, e o que é considerado popularmente como fruto é na verdade uma haste carnosa, o pseudofruto. Ele pode ser amarelo, vermelho ou apresentar cor intermediária, sendo rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Entre os benefícios para a saúde, a haste carnosa é indicada para o combate do reumatismo e eczemas de pele.

    A castanha-do-caju também é um alimento bastante nutritivo. Tanto o fruto quanto o pseudofruto do cajueiro são utilizados de diversas formas na culinária, em sucos, doces, licores, sorvetes, vinhos, xaropes e vinagres.

Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/caju/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento:

“O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence à família Anacardiaceae.”

Nesse fragmento, o texto:

(     ) define.

(     ) conclui.

(     ) compara.

 

Questão 2 – O segmento “O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “De junho a novembro, a árvore apresenta flores pequenas, branco-rosadas e perfumadas.”, a expressão sublinhada:

(     ) retoma o cajueiro.

(     ) apresenta o cajueiro.

(     ) caracteriza o cajueiro.

 

Questão 4 – No trecho “A safra acontece de janeiro a fevereiro.”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Leia a seguintes afirmações:

I. O fruto do caju é a haste carnosa.

II. A castanha-do-caju é o fruto do caju.

III. A haste carnosa do caju é o pseudofruto.

IV. O fruto e o pseudofruto do caju são muito nutritivos.

De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:

(     ) I e IV.

(     ) II e III.

(     ) II, III e IV.

 

Questão 6 – Observe esta passagem do texto:

“Entre os benefícios para a saúde, a haste carnosa é indicada para o combate do reumatismo e eczemas de pele.”

O termo destacado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário