Interpretação de texto: Cabelo cresce – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro “Enquanto o Meu Cabelo Crescia”. Nesse livro, a protagonista Vera ficou muito triste depois que o seu cabelo foi cortado bem curto… A cabeleireira entendeu errado o que a avó da menina pediu… Mas, Vera acabou superando isso! Quer saber como? Então, leia o texto Cabelo cresce e, depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto:

 

ESCOLA:                                                               DATA:

PROF:                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

Cabelo cresce

    Cabelo cresce. É o que sempre penso toda vez que decido mudar o visual no salão de cabeleireiro. E costumo mudar muitas vezes! Às vezes, surge o arrependimento. Mas ele vai embora rapidinho, junto com a frase: “Cabelo cresce”. Em muitas ocasiões, preciso dizer isso até para o cabeleireiro: “Corte sem medo. Cabelo cresce”. Mas nem sempre foi assim.

    Quando era pequena, eu tinha um cabelão que chegava até a cintura. Tinha sido quase sempre desse jeito, desde que os fios começaram a crescer. Então, aos 9 anos, fui ao salão decidida a cortar. Queria cabelo curto e franja repicada e arrepiada. Era moda na época. Não preciso dizer que ficou ruim, não é? Sim, eu tive vontade de chorar. Foi por isso que me identifiquei imediatamente com Vera, a menina do livro Enquanto o Meu Cabelo Crescia, uma história muito legal escrita pela portuguesa Isabel Minhós Martins e ilustrada por Madalena […]

    Acho que toda menina já passou por isso um dia, não? Dá um medo danado de cortar o cabelo, como se a gente deixasse de ser a gente mesma sem aquele comprimento todo. Vera, a personagem da história, ficou muito triste. Ela não queria ter cortado. Foi a cabeleireira Mila que ouviu errado sua avó comentar. Ela entendeu “corta curtinho” em vez de “corta certinho”. Vera ficou triste por dois meses. Ia para o salão todo sábado com a avó e ficava encolhida num canto. E dali foi vendo como um corte pode mudar uma pessoa. E que mudanças, muitas vezes, são boas. E, enquanto esperava seu cabelo crescer, ela pode perceber o quanto ela própria crescia, aprendendo a conviver com as pequenas tragédias, a se aceitar e a achar graça nisso. Portanto, não teve dúvidas: pediu outro corte curtinho!

    Ah, e eu? Demorei um pouco mais para criar essa coragem. Deixei meu cabelo crescer e passei a adolescência toda sem tocar nos longos fios. Mas enjoei deles. Eram sempre iguais, contavam sempre a mesma história… Então, estou novamente de cabelos mais curtos e já pensando na próxima mudança. Se isso servir como incentivo para você também: cabelo cresce!

Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido tem o objetivo de:

(     ) noticiar um fato sobre corte de cabelo.

(     ) divulgar o livro “Enquanto o Meu Cabelo Crescia”.

(     ) incentivar as pessoas a cortarem os seus cabelos.

 

Questão 2 – A autora inicia o texto:

(     ) com um fato cotidiano.

(     ) com um relato pessoal.

(     ) com um fragmento do livro.

 

Questão 3 – Na passagem “Mas ele vai embora rapidinho […]”, o termo “ele” refere-se:

(     ) ao cabelo.

(     ) ao visual.

(     ) ao arrependimento.

 

Questão 4 – Segundo a autora, a frase “corta certinho” foi dita:

(     ) pela Vera.

(     ) pela avó de Vera.

(     ) pela cabelereira Mila.

 

Questão 5 – De acordo com a autora, a personagem Vera foi amadurecendo enquanto esperava o seu cabelo crescer. Identifique a parte do texto que comprova isso:

(     ) “Vera ficou triste por dois meses.”

(     ) “Ia para o salão todo sábado com a avó e ficava encolhida num canto.”

(     ) “[…] ela pode perceber o quanto ela própria crescia, aprendendo a conviver […]”

 

Questão 6 – No segmento “Dá um medo danado de cortar o cabelo, como se a gente deixasse de ser a gente mesma […]”, a palavra “como” foi usada pela autora do texto para:

(     ) dar um exemplo.

(     ) indicar uma causa.

(     ) fazer uma comparação.

 

Questão 7 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Enquanto o Meu Cabelo Crescia” neste fragmento:

(     ) “Não preciso dizer que ficou ruim, não é?”

(     ) “[…] uma história muito legal escrita pela portuguesa Isabel Minhós Martins e ilustrada […]”

(     ) “E que mudanças, muitas vezes, são boas.”

 

Questão 8 – Assinale o fragmento em que a autora do texto conversa diretamente com o leitor:

(     ) “Quando era pequena, eu tinha um cabelão que chegava até a cintura.”

(     ) “Acho que toda menina já passou por isso um dia, não?”

(     ) “Então, estou novamente de cabelos mais curtos e já pensando na próxima mudança.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: