Início Série6º ano Interpretação de texto: Bumba meu boi – 6º ano

Interpretação de texto: Bumba meu boi – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Bumba meu boi. Você sabia que essa tradicional festa do Maranhão é agora Patrimônio Cultural da Humanidade? Vamos saber mais a respeito desse fato e da história do Bumba meu boi? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                                                 DATA:

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Leia:

Bumba Meu Boi vira Patrimônio Cultural da Humanidade

Celebração é típica do Maranhão e acontece em julho

    A celebração do Bumba meu Boi passou a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no dia 11 de dezembro. A festa já tinha sido reconhecida, em 2011, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

    Um patrimônio cultural é importante para entender a história de uma região ou povo, podendo ser desde um local (nesse caso é considerado um patrimônio material) até expressões culturais, como danças, festas e rituais (patrimônios imateriais). 

    O objetivo de reconhecer algo como um patrimônio cultural é divulgar e proteger essas importantes expressões culturais e lugares, para que eles estejam sempre presentes nas sociedades. 

 

O que é o Bumba meu Boi?

    A celebração acontece no Maranhão em julho. Diferente dos outros lugares do país, a festa junina maranhense geralmente não conta com encenações de casamentos, mas, sim, da lenda do Bumba meu Boi. 

    A história que é contada começa com uma mulher escravizada chamada Catirina, que estava grávida. Ela sentiu um desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda em que trabalhava e, para agradá-la, seu companheiro mata o boi. Ao perceber a falta do animal, o dono da fazenda faz com que todos o procurem e quando é encontrado, criaturas folclóricas (como a Caipora, uma personagem que mora no mato) fazem com que ele volte à vida e todos ficam felizes. 

    Além disso, a festa conta com danças, desfiles coloridos, músicas tradicionais da região e a confecção de artesanatos.  

Jornal “Joca”. Disponível em: <https://www.jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Bumba Meu Boi vira Patrimônio Cultural da Humanidade”, o autor do texto:

(     ) convida para o “Bumba Meu Boi”.

(     ) noticia um fato sobre o “Bumba Meu Boi”.

(     ) dá uma explicação sobre o “Bumba Meu Boi”.

 

Questão 2 – No trecho “Celebração é típica do Maranhão e acontece em julho”, a parte destacada expressa uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Grife, a seguir, a expressão que retoma “A celebração do Bumba meu Boi”:

“A festa já tinha sido reconhecida, em 2011, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).”

 

Questão 4 – Segundo o texto, o patrimônio material refere-se:

(     ) a um local.

(     ) a uma festa.

(     ) a uma dança.

 

Questão 5 – Releia este segmento do texto:

“O objetivo de reconhecer algo como um patrimônio cultural é divulgar e proteger essas importantes expressões culturais e lugares, para que eles estejam sempre presentes nas sociedades.”

No segmento acima, o fragmento sublinhado exprime:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Aponte o fato que motiva a lenda do “Bumba meu boi”:

(     ) o dono da fazenda ordena a todos que procurem o boi mais precioso.

(     ) Catirina, estando grávida, deseja comer a língua do boi mais precioso.

(     ) o companheiro de Catirina mata o boi mais precioso para satisfazer o desejo dela.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] criaturas folclóricas (como a Caipora, uma personagem que mora no mato) fazem com que ele volte à vida […]”, o termo “como” indica:

(     ) um exemplo de criatura folclórica que faz com que o boi reviva.

(     ) uma conclusão sobre as criaturas folclóricas que fazem com que o boi reviva. 

(     ) uma comparação entre as criaturas folclóricas que fazem com que o boi reviva.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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