Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano, sobre o livro Bárbaro. Nele, o autor Renato Moriconi narra, por meio de ilustrações, a história do bravo cavaleiro que enfrenta todos os perigos sem se preocupar… Até que algo inesperado surge em seu caminho… Ficou curioso (a) para saber o que é? Então, não deixe de ler o texto Bravo Guerreiro e, na sequência, de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Bravo guerreiro – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Bravo guerreiro – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Bravo guerreiro – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Bravo Guerreiro
O bravo cavaleiro cavalga sem medo, cavalga sem parar. De espada em punho e escudo na outra mão, ele enfrenta todos os perigos sem se preocupar. Não abre sequer os olhos. Pula por cima de cobras venenosas, encara as flechas inimigas, salta por cima dos gigantes de um olho só, não teme nem um pouquinho as plantas carnívoras. Dragões, trovões, monstros marinhos não são páreos para sua bravura. Mas, então, mãos humanas enormes se lançam em sua direção. E o cavaleiro chora, abre o bocão. O que será que fez tão bravo guerreiro se esgoelar?
Neste livro de ilustrações incríveis de Renato Moriconi, chamado de Bárbaro, uma história toda é contada sem nenhuma palavra. Uma história de bravura, de aventuras, de muita imaginação. E com um final surpreendente e divertido. Renato acertou mais uma vez!
Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.
Questões
Questão 1 – Deve-se chamar o texto acima de:
a) notícia
b) conto
c) resenha
d) artigo de opinião
Questão 2 – O assunto do texto é o livro:
a) “Bravo Guerreiro”
b) “O bravo cavaleiro”
c) “Bárbaro”
d) “Uma história de bravura”
Questão 3 – Na oração “O bravo cavaleiro cavalga sem medo […]”, a expressão grifada indica:
a) o modo com que o bravo cavaleiro cavalga.
b) o tempo com que o bravo cavaleiro cavalga.
c) o meio com que o bravo cavaleiro cavalga.
d) a intensidade com que o bravo cavaleiro cavalga.
Questão 4 – O clímax da história acontece quando o bravo cavaleiro se depara com:
a) cobras venenosas.
b) as flechas inimigas.
c) os gigantes de um olho só.
d) mãos humanas enormes.
Questão 5 – A autora do texto expõe uma opinião na passagem:
a) “[…] ele enfrenta todos os perigos sem se preocupar.”
b) “Dragões, trovões, monstros marinhos não são páreos para sua bravura.”
c) “Neste livro de ilustrações incríveis de Renato Moriconi […]”
d) “[…] uma história toda é contada sem nenhuma palavra.”
Questão 6 – No texto acima, a autora:
a) complementa o livro sobre o bravo cavaleiro.
b) avalia o livro sobre o bravo cavaleiro.
c) compara o livro sobre o bravo cavaleiro com outro.
d) cita alguns trechos do livro sobre o bravo cavaleiro.
Questão 7 – No segmento “E o cavaleiro chora, abre o bocão.”, a palavra “bocão” é um exemplo de linguagem:
a) culta
b) informal
c) técnica
d) regional
Questão 8 – Em “Bravo Guerreiro”, o vocábulo destacado é:
a) um adjetivo
b) um verbo
c) um advérbio
d) um substantivo
Questão 9 – Pode-se concluir que a autora do texto busca:
a) informar
b) entreter
c) instruir
d) convencer
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.