Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre Otto Wucherer. Que tal conhecer a história dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Biografia – Otto Wucherer – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Biografia – Otto Wucherer – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Biografia – Otto Wucherer – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Otto Wucherer
Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. Filho de pai alemão e mãe brasileira, passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador.
Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também a cólera em 1855.
[…]
Junto com Paterson e o médico português Silva Lima, decidiu estudar a medicina não nos livros europeus, mas nos próprios doentes. Dessa maneira, os três constituíram a Escola Tropicalista Baiana, que investigou várias doenças comuns no país.
[…]
Pesquisou ainda a anatomia patológica da doença conhecida vulgarmente como “ainhum”.
Morreu em Salvador, no dia 7 de maio de 1873, vítima de apoplexia cerebral.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/historia/otto-wucherer/>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Na passagem “Filho de pai alemão e mãe brasileira, passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia […]”, o texto refere-se a:
( ) Silva Lima.
( ) John Paterson.
( ) Otto Wucherer.
Questão 3 – Observe:
“Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na frase “Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – No segmento “[…] foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África.”, o vocábulo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Segundo o texto, Wucherer e Paterson diagnosticaram uma doença, que estava ausente do Brasil “desde 1686 e reintroduzida por um navio americano”. Qual doença?
( ) cólera.
( ) febre amarela.
( ) apoplexia cerebral.
Questão 7 – No fragmento “[…] decidiu estudar a medicina não nos livros europeus, mas nos próprios doentes.”, a parte destacada expressa:
( ) uma ressalva.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Questão 8 – Em “[…] doença conhecida vulgarmente como ‘ainhum’.”, o termo grifado quer dizer:
( ) “antigamente”.
( ) “popularmente”.
( ) “erroneamente”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.