Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre Marianne Peretti. Ela é uma artista plástica franco-brasileira, considerada a mais importante vitralista do Brasil. Vamos saber mais a respeito da história dela? Para tal, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Biografia – Marianne Peretti – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Biografia – Marianne Peretti – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Biografia – Marianne Peretti – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Marianne Peretti
Marianne Peretti é uma artista plástica franco-brasileira, considerada a mais importante vitralista do Brasil. Ela ficou conhecida por ser a única mulher a integrar a equipe de artistas do arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília.
Filha de um historiador pernambucano e de uma modelo francesa, Marie Anne Antoinette Hélène Peretti nasceu em Paris, em 13 de dezembro de 1927.
Desde pequena, Marianne só pensava em arte. Foi expulsa de duas escolas porque fugia sempre das aulas para pintar. Aos 15 anos, começou a frequentar a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs e, mais tarde, a Académie de La Grande Chaumière. Naquele tempo, ela ganhava algum dinheiro fazendo charges para jornais.
Conheceu seu marido durante uma viagem de navio entre a Europa e o Rio de Janeiro. Casou-se com ele e mudou-se para São Paulo em 1953. Na bagagem, já levou prestígio artístico: em sua primeira exposição individual, no ano anterior, recebeu muitos elogios da crítica e, até mesmo, do gênio surrealista Salvador Dalí.
No Brasil, o trabalho de Marianne foi ganhando espaço e reconhecimento – ela participava de bienais e realizava exposições individuais e coletivas pelas capitais brasileiras. Também criava esculturas, vitrais e relevos para edifícios públicos e residências particulares.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“Marianne Peretti é uma artista plástica franco-brasileira, considerada a mais importante vitralista do Brasil.”
Essa passagem do texto é:
( ) uma opinião.
( ) uma conclusão.
( ) uma apresentação.
Questão 2 – No trecho “Ela ficou conhecida por ser a única mulher a integrar a equipe de artistas do arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília.”, o vocábulo grifado indica:
( ) causa.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 3 – Na parte “Marie Anne Antoinette Hélène Peretti nasceu em Paris […]”, a expressão destacada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Identifique o motivo que levou à expulsão de Marianne de duas escolas:
( ) Ela “só pensava em arte”.
( ) Ela “fugia sempre das aulas para pintar”.
( ) Ela “começou a frequentar a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs”.
Questão 5 – Em “Casou-se com ele e mudou-se para São Paulo em 1953.”, o termo “e” exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contradizem.
Questão 6 – Segundo o texto, Marianne “[…] em sua primeira exposição individual […] recebeu muitos elogios da crítica e, até mesmo, do gênio surrealista Salvador Dalí.”, no ano de:
( ) 1951.
( ) 1952.
( ) 1953.
Questão 7 – Sublinhe os verbos neste segmento do texto:
“[…] ela participava de bienais e realizava exposições individuais e coletivas pelas capitais brasileiras. Também criava esculturas, vitrais e relevos para edifícios públicos […]”
Questão 8 – Os verbos sublinhados, na questão anterior, expressam:
( ) ações efêmeras de Marianne no passado.
( ) ações contínuas de Marianne no passado.
( ) ações esporádicas de Marianne no passado.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.