Início Série5º ano Interpretação de texto: Biografia da autora de Pollyanna – 5º ano

Interpretação de texto: Biografia da autora de Pollyanna – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a autora do livro “Pollyanna”. Vamos conhecer a história de Eleanor H. Porter? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Eleanor H. Porter 

    Eleanor Hodgman Porter (1868-1920) nasceu na cidadezinha americana de Littleton, em New Hampshire, em uma tradicional família da região. Tinha uma ótima voz para o canto e estudou durante vários anos no prestigioso New England Conservatory of Music, chegando a construir uma reputação local como cantora. Em 1892, casou-se com o homem de negócios John Lyman Porter, e com ele se mudou para o estado de Massachusetts.

    Acabou abandonando o canto pela literatura e, em 1901, passou a publicar contos em várias revistas e jornais. Em 1907 publicou seu primeiro livro, Cross Currents. Seguiram-se: The Turn of the Tide (1908), The Story of Marco (1911), Miss Billy (1911) – seu primeiro sucesso – e Miss Billy’s Decision (1912). Escrevia principalmente obras infantojuvenis, de aventura e romances femininos.

    Em 1913, publicou Pollyanna, romance protagonizado pela órfã Pollyanna Whittier e inspirado no dia a dia de sua cidade natal. O livro foi um sucesso instantâneo e figurou entre os títulos mais vendidos nos Estados Unidos por vários anos. A pequena e inveterada otimista conquistou o público americano ao reafirmar a força das virtudes camponesas da alegria de viver.

    Dois anos depois, a autora lançou o igualmente exitoso Pollyanna Grows Up (Pollyanna moça). Os livros foram traduzidos em todo o mundo, além de adaptados inúmeras vezes para o teatro, para a televisão e para o cinema. Eleanor H. Porter é autora de mais de trinta títulos, entre os quais se destacam Just David (David, o órfão), The Road to Understanding (1917) e Oh Money! Money! (1918). Faleceu em casa, em Cambridge, Massachusetts.

Disponível em: <https://www.lpm.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Tinha uma ótima voz para o canto e estudou durante vários anos no prestigioso New England Conservatory of Music […]”

Nesse fragmento, o texto refere-se:

 

Questão 2 – Na passagem “Escrevia principalmente obras infantojuvenis, de aventura e romances femininos.”, o verbo exprime:

(     ) um fato efêmero na vida de Eleanor Hodgman Porter.

(     ) um fato contínuo na vida de Eleanor Hodgman Porter.

(     ) um fato esporádico na vida de Eleanor Hodgman Porter.

 

Questão 3 – Identifique o livro que foi, segundo o texto, o primeiro sucesso de Eleanor H. Porter:

(     ) “The Turn of the Tide”. 

(     ) “The Story of Marco”. 

(     ) “Miss Billy”.

 

Questão 4 – Observe:

 “Em 1913, publicou Pollyanna, romance protagonizado pela órfã Pollyanna Whittier e inspirado no dia a dia de sua cidade natal.”

 O trecho destacado é:

(     ) uma citação.

(     ) uma avaliação.

(     ) uma apresentação.

 

Questão 5 – Em “O livro foi um sucesso instantâneo e figurou entre os títulos mais vendidos nos Estados Unidos por vários anos.”, o texto revela fatos sobre o livro “Pollyanna”, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “Dois anos depois, a autora lançou o igualmente exitoso Pollyanna Grows Up (Pollyanna moça)”. O que significa “exitoso”?

(     ) “alegre”.

(     ) “original”.

(     ) “bem-sucedido”.

 

Questão 7 – O texto lido é história da vida de Eleanor Hodgman Porter. Por isso, é chamado de:

(     ) resumo.

(     ) biografia.

(     ) reportagem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário