Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, sobre Mayana Zatz. Ela é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco. Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção a biografia! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Biografia – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Biografia – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Biografia – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mayana Zatz
Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.
Nascida em Tel Aviv, Israel, em 1947, Mayana migrou com sua família para São Paulo quando tinha apenas 8 anos de idade. Desde criança, já se interessava por biologia e achava “o máximo essa coisa de ser cientista, os livros, as plantas e a genética”.
Mayana cursou biologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde teve o primeiro contato com genética humana. Formou-se em 1968, e no ano seguinte iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares.
Ainda pela USP, tornou-se mestra e doutora em genética, em 1970 e em 1974, respectivamente. Entre 1975 e 1977, fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia (UCLA).
De volta ao Brasil, Mayana fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.
Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1996, já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico, o Prêmio L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência, o Prêmio TWAS em Pesquisa Médica e o Prêmio México de Ciência e Tecnologia, entre outros.
Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição. Entre suas valiosas contribuições científicas, estão a identificação e mapeamento de genes responsáveis por síndromes humanas raras.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – Releia o primeiro parágrafo do texto:
“Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.”
Agora, identifique a finalidade dessa parte do texto:
Questão 2 – As aspas foram usadas no texto para:
( ) marcar uma citação.
( ) evidenciar uma fala importante.
( ) assinalar um fragmento informal.
Questão 3 – Na passagem “[…] onde teve o primeiro contato com genética humana.”, o pronome “onde” retoma um lugar. Localize-o:
R:
Questão 4 – Escreva por extenso o ano em que Mayana Zatz “iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares”:
R:
Questão 5 – De acordo com o texto, Mayana Zatz tornou-se, pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em genética:
( ) em 1968.
( ) em 1970.
( ) em 1974.
Questão 6 – Em “[…] entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.”, o texto refere-se:
( ) à Universidade da Califórnia.
( ) à Academia Brasileira de Ciências.
( ) à Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM).
Questão 7 – No segmento “[…] já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico […]”, “tais como” introduz:
( ) exemplos.
( ) conclusões.
( ) comparações.
Questão 8 – No período “Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição.”, a expressão destacada indica:
( ) fim.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.