Início Série6º ano Interpretação de texto: Bico de flautista – 6º ano

Interpretação de texto: Bico de flautista – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o bicudo. Com seu longo bico, esta pequena ave emite um som que faz lembrar o toque de uma flauta. Já ouviu falar do bicudo? Não? Então, que tal conhecê-lo? Para tal, leia o texto Bico de flautista que nos revela as características e os hábitos dessa ave! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Bico de flautista

    Com seu longo bico, esta pequena ave emite um som que faz lembrar o toque de uma flauta. O bicudo é muito popular e seu canto atrai caçadores, que capturam esses animais para criação em gaiolas e exibição em torneios de canto. Por isso, o bicudo é raríssimo e está quase extinto do território brasileiro.

    Como era de se esperar, o nome bicudo vem do tamanho do bico da ave, que chega a ser desproporcional ao tamanho de sua cabeça. Os machos são pretos quando adultos, com uma mancha na parte externa das asas e pequenas “pinceladas” de branco na parte inferior das asas. As fêmeas e os filhotes são pardos, em tons de castanho. O bico é branco ou manchado na maioria dos indivíduos.

    Os bicudos vivem em campos alagados e outros locais onde haja água e muitas sementes – prato preferido da espécie – para serem quebradas por seus poderosos bicos. Em algumas ocasiões, como na época de reprodução, podem se alimentar de insetos e de suas larvas, que são oferecidos aos filhotes. Gostam, também, de comer arroz, mas essa escolha nem sempre é boa para o bicudo, por causa dos agrotóxicos presentes nas lavouras.

    Os bicudos gostam de viver com seu par. Zelosa com seus filhotes, essa ave mantém um ninho bem cuidado e fechado, revestido por dentro com raízes delicadas, onde as fêmeas colocam de dois a três ovos.

    Os machos defendem a área onde vivem da presença de outros machos. A disputa tanto pelo território como pela simpatia das fêmeas se dá pelo canto! Para isso, eles empinam o peito, abaixam a cauda e demonstram sua coragem. Claro que a beleza do bicudo está mesmo em voar e cantar livremente na floresta, longe das gaiolas. Afinal, a liberdade é o maior tesouro para todas as aves!

Tassia Cristina Bello de Vasconcelos, Ana Luiza Mello e Sávio Freire Bruno. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 252. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Aponte o fato que originou o nome “Bico de flautista”:

(     ) o bico do bicudo lembra uma flauta.

(     ) o bicudo é atraído pelo som da flauta.

(     ) o bicudo emite um som semelhante ao da flauta.

 

Questão 2 – Os autores do texto apresentam um hábito dos bicudos na passagem:

(     ) “Os machos são pretos quando adultos […]”

(     ) “Os bicudos gostam de viver com seu par.”

(     ) “Afinal, a liberdade é o maior tesouro para todas as aves!”

 

Questão 3 – Segundo os autores do texto, “o bicudo é raríssimo e está quase extinto do território brasileiro”. Por quê?

 

 

Questão 4 – Identifique o alimento preferido do bicudo:

(     ) sementes

(     ) insetos

(     ) arroz

 

Questão 5 – Na parte “Em algumas ocasiões, como na época de reprodução […]”, a palavra “como” foi usada para:

(     ) exprimir uma causa.

(     ) indicar um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 6 – Em “[…] essa ave mantém um ninho bem cuidado e fechado […]”, o termo “bem” desempenha a função de:

(     ) explicar

(     ) intensificar

(     ) complementar

 

Questão 7 – Sublinhe, no trecho a seguir, os verbos que expressam as ações dos bicudos para disputarem o território e conquistarem as fêmeas:

“[…] eles empinam o peito, abaixam a cauda e demonstram sua coragem.”

 

Questão 8 – No fragmento “Claro que a beleza do bicudo está mesmo em voar e cantar livremente na floresta […]”, o vocábulo grifado expressa:

(     ) lugar

(     ) modo

(     ) tempo

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário